MÚSICA
Morte de Raul Seixas completa 31 anos e 'Tente outra vez' é destaque entre as mais tocadas
Por Da Redação

O roqueiro baiano Raul Seixas classificava a sua música como "iê-iê-iê realista, pós-romântico" e seus sucessos continuam até os dias de hoje, mesmo depois de 31 anos de sua morte. A data que marca a sua partida foi 21 de agosto de 1989, lembrada pelo admiradores nesta sexta-feira.
De acordo com levantamento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), em homenagem ao “Maluco Beleza”, a música “Tente outra vez”, uma parceria com Paulo Coelho e Marcelo Motta, ficou na liderança do ranking das mais tocadas entre 2015 e 2019.
Na sequência, ‘Metamorfose ambulante”, “Cowboy fora-da-lei”, “Maluco beleza” e “Gita” completam a lista das cinco primeiras colocadas.
Rock e ritmos nordestinos
Nascido em 28 de junho de 1945 em Salvador, Raul Seixas foi um artista expressivo e nada convencional. Misturou rock com ritmos nordestinos e tem até hoje uma legião de fãs. No banco de dados do Ecad, o cantor e compositor tem 316 músicas e 361 gravações cadastradas.
Nos últimos cinco anos, ele teve a maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas proveniente dos segmentos de rádios, TVs, shows e música ao vivo, que correspondem a quase de 85% do que foi destinado a ele, segundo o Ecad.
Conforme ressalta a entidade, os herdeiros de Raul continuam recebendo os direitos autorais pela execução pública de suas músicas. Esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes