Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > cultura > MÚSICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MÚSICA

Museu Cidade da Música da Bahia é inaugurado em Salvador

Por Luiz Felipe Fernandez

23/09/2021 - 18:03 h | Atualizada em 23/09/2021 - 20:45
A inauguração contou com a presença de autoridades políticas | Foto: Uendel Galter | Ag A Tarde
A inauguração contou com a presença de autoridades políticas | Foto: Uendel Galter | Ag A Tarde -

Salvador passa a contar, a partir desta quinta-feira, 23, com o Museu Cidade da Música da Bahia, espaço de celebração e de conhecimento da diversidade musical do estado. O equipamento — que apresenta a história da música desde os tempos da colonização da primeira capital do Brasil até a explosão de diversidades sonoras dos tempos contemporâneos — funciona no emblemático Casarão dos Azulejos Azuis, no bairro do Comércio, que foi completamente recuperado.

O espaço faz jus ao título concedido a Salvador pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), de "Cidade da Música". Localizado no centro da primeira capital do Brasil, o equipamento utiliza a tecnologia da geração digital com para enaltecer as tradições da música baiana e promete ser uma alternativa às festas de rua e eventos de grande porte que deram as credenciais da cidade nos últimos anos.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou que o museu movimentará a economia local e será um marco para o setor cultural do estado.

“Tudo isso é parte de um projeto ambicioso, que está fazendo justiça a uma das regiões mais bonitas da cidade, que abriga grande parte tão importante da nossa história. Além de oferecer novas opções de lazer e entretenimento para quem mora aqui, nós vamos manter os turistas mais tempo em Salvador, movimentando a economia, gerando emprego e renda para o nosso povo.", pontuou o prefeito, que no início do seu discurso destacou a pluralidade dos artistas da Bahia, que tem representantes em todos os gêneros musicais, desde o axé, passando pelo sertanejo e o rock.

"Sem dúvidas, o setor cultural e de eventos foram os mais afetados pela pandemia. Não falo aqui dos grandes artistas, dos grandes empresários, eu falo dos pequenos, uma classe tão importante e a quem devemos tanto. Fico feliz em poder honrar e apoiar esses profissionais.", endossou Bruno no evento que também teve a presença do presidente da Câmara Municipal de Salvador e dos vereadores da base, a quem o prefeito agradeceu por terem aprovado a indicação do projeto no passado.

Instalações Cidade da Música da Bahia

O secretário de Turismo de Salvador, Fábio Mota, conta que o museu será um espaço diversificado, com locais para interação com o público e de inclusão social, como salas de karaokê, além dos estúdios completos de gravação, dando oportunidade a artistas de gravarem as suas composições.

“Um museu diferente de tudo que o Brasil e o mundo conhece, com conteúdo de mais de mil horas em audiovisual, conteúdo esse que vai desde o passado, presente e ao futuro da música baiana e brasileira. Tem também toda uma parte de interatividade, o visitante aqui vai poder interagir com o próprio museu, gravar seu karaoke, utilizar cabines de mixagem de voz. E tem um outro lado, claro, de inclusão social mesmo. Nós temos uma série de músicos que não têm oportunidade e na cidade da música vão poder ter a oportunidade não só diversificar os seus vídeos, como também gravar aqui seus próprios produtos, que nós temos um estúdio aqui completo de gravação”, disse.

Presente na inauguração, o ex-prefeito de Salvador e presidente Nacional do DEM, ACM Neto, aproveitou a ocasião para elogiar a gestão de seu sucessor na prefeitura da capital e apadrinhado político, Bruno Reis. Em um cenário de retomada gradual das atividades, observa o demista, o museu simboliza a esperança de um futuro em que a capital volte a ser um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo.

“Hoje estamos vivendo momento de renovação da nossa esperança. Depois de um tempo você [Bruno Reis] entrega a Salvador um equipamento que será referência internacional. Vão passar milhares de brasileiros e turistas de fora, e se eles já tinham motivos de sobra para visitar Salvador, agora vai ter mais um motivo, o mais moderno, mais contemporâneo de toda a América Latina, referência internacional”, disse.

“Tínhamos certeza que você estava à altura das expectativas do povo de Salvador, depois e dez meses temos que falar da sua liderança, da maneira que tem conduzido Salvador”, acrescentou.

Neto celebrou a conclusão do projeto que foi iniciado em seu primeiro governo no Palácio Thomé de Souza a agradeceu a todos que contribuíram para a sua execução.

"Desde o primeiro momento, muitos anos atrás, ainda na minha primeira gestão como prefeito de Salvador, onde começamos a discutir a ideia de implantar em Salvador um equipamento desse porte, dessa envergadura, muitas pessoas, ao longo do tempo, colaboraram para a definição desse projeto. Para a busca dos recursos e para a implantação dessa grande obra. A todos vocês fica aqui, como cidadão, uma palavra de agradecimento. Vocês orgulham a nossa cidade.", completou.

Gringo Cardia, um dos curadores do museu, agradeceu ao prefeito a instalação do "primeiro museu da música" na capital baiana, que vai homenagear não só os grandes artistas, mas aqueles que nos bastidores também constroem a história da arte na Bahia.

"Queria agradecer muito ao ex- prefeito ACM Neto pela realização, me sinto até baiano porque estudei muito a Bahia, ao prefeito Bruno Reis, ao secretário Fábio Mota, que ajudou a implantar isso aqui, um museu muito sofisticado traz o que há de mais moderno em tenologia de tipografia. Um museu que mostra que Salvador é uma cidade vibrante e referência no mundo inteiro", destacou Gringo.

Funcionamento – O funcionamento da Cidade da Música da Bahia será de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. O valor do ingresso é R$20 (inteira) e R$10 (meia) - o benefício da meia entrada é extensivo a cidadãos residentes em Salvador, mediante comprovação de endereço.

A visitação deverá ser feita através de agendamento prévio, a ser feito no site https://cidadedamusicadabahia.com.br/

História – O Casarão dos Azulejos Azuis foi tombado em 30 de julho de 1969 pelo Iphan, mas a história do imóvel é bem mais antiga. A fachada principal exibe dezenas de janelas de arcos em forma de ogiva, como em outros edifícios neogóticos.

O Guia dos Bens Tombados Brasil, do Iphan, cita que não há informações precisas sobre as origens do sobrado. Acredita-se que ele tenha sido construído entre 1851 e 1855. De lá para cá, o imóvel passou por diversas transformações, abrigando o Hotel Muller, ainda no século XIX, e até o supermercado Paes Mendonça na segunda metade do século XX.

Gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a Cidade da Música da Bahia possui 1.914,76 m² de área construída e possui quatro pavimentos, cuja imersão dos visitantes é proporcionada através da mais moderna tecnologia utilizada atualmente. O piso térreo conta com hall de entrada, recepção/bilheteria, salão de estar, café, loja, biblioteca, midiateca, centro de pesquisa, área de infraestrutura do centro cultural, secretaria, depósito, copa e área de funcionários. A partir daí, a viagem ao universo sonoro da capital baiana é monitorada através do próprio smartphone do visitante, a partir do sistema da Cidade da Música a ser acessado através de QR Code e mediante preenchimento do cadastro.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
A inauguração contou com a presença de autoridades políticas | Foto: Uendel Galter | Ag A Tarde
Play

VÍDEO: Forrozeiros organizam missa para Luiz Gonzaga na Bahia

A inauguração contou com a presença de autoridades políticas | Foto: Uendel Galter | Ag A Tarde
Play

Forfun traz viagem no tempo e homenagens em show na Concha Acústica

A inauguração contou com a presença de autoridades políticas | Foto: Uendel Galter | Ag A Tarde
Play

Dudu Nobre lamenta morte do compositor baiano Dito Machado

A inauguração contou com a presença de autoridades políticas | Foto: Uendel Galter | Ag A Tarde
Play

Jack Black cancela turnê após alfinetar Trump

x