Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > cultura > MÚSICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CULTURA DO PAREDÃO

‘Ocupação Sound System’ acontece na Barroquinha neste fim de semana

MiniStereo Público e diversos artistas fazem show neste sábado e domingo no evento

Por Elis Freire*

30/09/2023 - 0:00 h
MiniStereo Público: DJ Raiz, DJ Pureza 
e o dubmaster Regivan Santa Barbara
MiniStereo Público: DJ Raiz, DJ Pureza e o dubmaster Regivan Santa Barbara -

Com oficinas de arte urbana para a comunidade, bate papo e show do MiniStereo Público Sound System, o projeto Ocupação Sound System acontece pela primeira vez em Salvador, no Espaço Cultural da Barroquinha. Realizado pelo MiniStereo Público – primeiro sound system da Bahia –, em conjunto com a Giro Planejamento Cultural, o evento tem programação completamente gratuita entre hoje e amanhã.

A cultura do sound system com o característico paredão de som, originária da Jamaica, é o que move o projeto que tem como objetivo formar e acolher os jovens artistas e apreciadores da arte urbana. O evento está inserido na agenda da reabertura do Espaço Cultural da Barroquinha e do Festival da Primavera, da Prefeitura de Salvador.

“O sound system para mim é tudo. Foi o que musicamente ampliou a minha mente e conectou o Ministereo Público 18 anos atrás. É uma cultura jamaicana em que eles tocavam quase tudo de música negra. Lá na Jamaica tinham muitos artistas assim em locais públicos e eles começaram a tocar suas próprias músicas, deixando de lado a intervenção estrangeira. A galera botava as caixas de som na rua e tocava”, conta DJ Pureza, integrante do Ministereo Público.

Criado em 2005, o grupo pioneiro no gênero na Bahia é formado por DJ Raiz, DJ Pureza e o dubmaster Regivan Santa Barbara. Com muito reggae, rap e afrobeats, o Ministereo Público vai instalar seu potente sistema de som para o show amanhã, dia 1, às 17h. Além deles, também se apresentarão as cantoras e compositoras de reggae Danzi e Jôh Ras, como convidadas.

Mas a Ocupação Sound System já começa desde hoje, com oficinas e bate papos sobre arte urbana e criação artística.

Das 10h às 19h o público, inscrito previamente através do Instagram do Ministereo Público, poderá participar de oficinas de Pesquisa Musical, Produção Musical, DJ, Grafiti, MC e Montagem de Som. Tudo isso engloba a cultura do sound system, difundida pelo mundo.

“O sound system é para mim mais uma das manifestações da herança dos quilombos. Quando aconteceu a diáspora os costumes africanos foram evoluindo de forma diferentes em cada lugar; na Bahia foi diferente, na Jamaica foi diferente. O sound system é uma das ramificações do desenvolvimento da cultura afro diaspórica que se comunica ali com esses equipamentos de som”, explica Bruno Zambelli, produtor que encerrará o evento com um bate papo.

Oficinas para a galera

Das 10h às 12h e das 13h às 15h, terá Oficina de Pesquisa Musical com o DJ e produtor musical Telefunksoul, Oficina de Produção Musical com a cantora e compositora Livia Nery e Oficina de Stencil com Marcio MFR.

Das 15h às 19h, será hora de Oficina de DJ com DJ Pureza, Oficina de Graffiti com Core e Oficina de MC com Suhhh.

As atividades serão realizadas no Espaço Boca de Brasa Centro e no Café-Teatro Nilda Spencer, localizado na Ladeira da Barroquinha, com carga horária de quatro horas.

A oficina de DJ ministrada pelo DJ Pureza do Ministereo Público vai contar com experimentação de toca-disco ao vivo. O objetivo é promover acesso para os jovens aos equipamentos de som utilizados na cultura do Sound System.

“Eu comecei a ser DJ pelo rap, então vou trazer um pouco dessa linguagem, porque é uma batida mais cadenciada. Na oficina, eu vou mostrar como eu trabalho com o toca-disco de vinil. Eu quero dar oportunidade dos jovens terem acesso a essa plataforma para poder tocar e ver ali de perto, próximo, como funciona”, explica o DJ.

O evento vai contar também com um bate papo com o diretor artístico do festival AfroPunk e produtor musical Bruno Zambelli, também conhecido como Zamba.

A partir das 19h, no Café-Teatro Nilda Spencer o artista vai trazer um bate papo sobre a relação da imagem e com som, para dar incentivo aos trabalhos criativos dos interessados.

“Eu vou partir da minha trajetória, eu gosto muito de usá-la como exemplo, porque esses bate-papos ainda são muito sobre resistência e brechas no sistema. Penso que quando a gente traz esse papo sobre essa herança, sobre a resistência de um quilombo, a gente busca muito essa troca de informação para poder disseminar o aprendizado. Vou falar sobre como foi abrir esses caminhos”, afirma Zamba.

“Como povo preto, sabemos da dificuldade. E quando alguns conseguem achar caminhos para hackear esse sistema, a gente tem que compartilhar. Então será muito sobre compartilhar, ouvir e poder abrir a perspectiva, para que a galera possa aprender alguma coisa ou desenvolver alguma coisa que já está no processo”, completa.

Paredão de reggae

No domingo, o show do Ministereo Público vai ser uma grande celebração do projeto, aberto a todos. Tocando todos os clássicos do grupo, como Tudo Preto e Sin Vacilar e também a mais nova Shake, em parceria com o jamaicano Renegad, será um fim de tarde à base de muito reggae e muita música negra.

O evento tem origem no projeto Mutirão Mete Mão, realizado pelo Ministério Público em mais de dez bairros periféricos de Salvador, lá no início da banda. A Ocupação Sound System segue com o propósito de levar arte para a rua, na formação de crianças e jovens, encabeçada pelo grupo que completou 18 anos de trajetória.

“Hoje é muito prazeroso ter o reconhecimento do público. A gente não imaginava que daqui a 15 anos isso ia bombar. Fizemos tudo mesmo pelo amor à música. Hoje a gente tem um reconhecimento nacional, a galera que tá envolvida nessa cultura tem a gente como referência e isso é muito gratificante”, comenta DJ Pureza.

“A gente tem grandes exemplos de figuras inspiradoras e que podem abrir caminhos para a juventude. Eu me vejo nesse lugar, porque eu cheguei na minha liberdade artística e na minha independência financeira através de projetos como esses, em que eu pude ter referências para direcionar o meu trabalho. Então projetos como esse são muito importantes para abrir os horizontes da juventude preta”, ressalta Zamba.

O projeto Ocupação Sound System – Arte Urbana na Comunidade foi contemplado pelo Edital Setorial de Música 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

‘OCUPAÇÃO SOUND SYSTEM – ARTE URBANA NA COMUNIDADE’, com Baile Sound System + Feira de Empreendedores / Ministereo Público, Danzi e Jôh Ras / Domingo, 17h às 20h / Escadaria da Barroquinha e pátio do Espaço Cultural da Barroquinha / Gratuito / Programação de oficinas: instagram.com/ministereopublico

* Sob a supervisão do editor Chico Castro Jr.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
MiniStereo Público: DJ Raiz, DJ Pureza 
e o dubmaster Regivan Santa Barbara
Play

VÍDEO: Forrozeiros organizam missa para Luiz Gonzaga na Bahia

MiniStereo Público: DJ Raiz, DJ Pureza 
e o dubmaster Regivan Santa Barbara
Play

Forfun traz viagem no tempo e homenagens em show na Concha Acústica

MiniStereo Público: DJ Raiz, DJ Pureza 
e o dubmaster Regivan Santa Barbara
Play

Dudu Nobre lamenta morte do compositor baiano Dito Machado

MiniStereo Público: DJ Raiz, DJ Pureza 
e o dubmaster Regivan Santa Barbara
Play

Jack Black cancela turnê após alfinetar Trump

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA