Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > cultura > MÚSICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MÚSICA

Primeiro dia do Afropunk é marcado pela busca da 'reafricanização'

Atrações como Carlinhos Brown e Gaby Amarantos destacaram poder da música para combate da discriminação racial

Por Felipe Sena

18/11/2023 - 22:14 h | Atualizada em 27/11/2023 - 15:03
Carlinhos Brown em apresentação no  Afropunk Bahia
Carlinhos Brown em apresentação no Afropunk Bahia -

O primeiro dia da 3° edição do Afropunk Bahia, maior festival de cultura e música negra do mundo, aconteceu neste sábado, 18, no Parque de Exposições, em Salvador. A abertura teve como principais atrações Carlinhos Brown, Gaby Amarantos, Majur e a cantora internacional Victória Monet.

Quem abriu o evento foram os Djs Pivoman e Maninga, do coletivo Baile Quebradaum. Logo após, Gaby Amarantos foi para o palco agitar o público. A cantora trouxe os principais sucessos e fez performances com ajuda dos dançarinos. Ela ainda destacou a importância de ter vencido Grammy.

"É uma indústria racista, que não gosta de mulheres no poder, principalmente mulheres pretas, tem muita dificuldade. Mas a gente fura a bolha", disse a cantora, em discurso feito ainda no palco.

Gaby Amarantos em primeiro dia do  Afropunk
Gaby Amarantos em primeiro dia do Afropunk | Foto: Flávia Barreto / Ag. A TARDE

Com um look metalizado e três rostos iguais acoplados na cabeça, a artista também fez uma participação com Majur, que trouxe um corpo de bailarinos, com direito a troca de look.

Luta

Já Carlinhos Brown fez referência a sua carreira e trajetória, com canções que fazem parte do seu primeiro e mais importante, o Alfagamabetizado. Em coletiva de imprensa, o cantor disse que não tem receio de afirmar que foi um dos criadores do axé music.

"Eu clamava por isso, para a gente ter festivais assim, para que a cultura negra reagisse. Quem me conhece, sabe sou afropunk. E não é de agora. Quando gritei 'a namorada, tem namorada', gritei porque já não aguentava os escárnio como algumas amigas minhas da música eram tratadas. O nosso desejo é de reafricanização. Mas não é um processo de separação, mas de criação de um mundo novo, com futuro para o povo brasileiro", disse Brown.

A chamada reafricanização, descrita pelo mestre Brown, está relacionada com as tentativas, pela comunidade de afro-descendentes, de retomada dos valores africanos no que diz respeito ao resgate da toda uma história e cultura da nossa sociedade.

  • Majur se apresenta neste sábado no Afropunk
    Majur se apresenta neste sábado no Afropunk |
  • Primeiro dia do Afropunk é marcado pela busca da 'reafricanização'
    |

A coreógrafa, dançarina e modelo Lunna Montty, que participa do coletivo LGBTQIA+ Afrobapho, fez uma participação durante a passagem de Majur no palco do Afropunk neste sábado. A artista destacou a importância de pessoas negras e trans no festival.

"Falamos sobre corpos pretos travestis. É importante levar essa presença, performance e meu corpo. O afropunk têm uma dimensão enorme para corpos pretos e artistas. Então é muito importante fazer parte disso e vibrar. O festival ajuda a mostrar que qualquer tipo de corpo pode fazer parte do evento. Quando se fala de uma travesti, se fala de todas as travestis, é sobre essência", diz Lunna.

O sábado também foi animado pelo raper Luccas Carlos, que convidou "O Poeta", com as batidas do pagodão baiano. Assim como as irmãs Tasha e Tracie, que receberam uma das musas do funk carioca, Tati Quebra Barraco. Se apresentaram ainda a DJ inglesa Tash LC e atração internacional Victoria Monet, que fez casais se emocionarem no embalo romântico.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Carlinhos Brown em apresentação no  Afropunk Bahia
Play

VÍDEO: Forrozeiros organizam missa para Luiz Gonzaga na Bahia

Carlinhos Brown em apresentação no  Afropunk Bahia
Play

Forfun traz viagem no tempo e homenagens em show na Concha Acústica

Carlinhos Brown em apresentação no  Afropunk Bahia
Play

Dudu Nobre lamenta morte do compositor baiano Dito Machado

Carlinhos Brown em apresentação no  Afropunk Bahia
Play

Jack Black cancela turnê após alfinetar Trump

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA