Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > cultura > MÚSICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MÚSICA

Saulo Duarte leva ao palco do Hidden Salvador o Baile Quente

O show tem este nome por ser um baile de fato, no qual ele canta até sucessos da axé música baiana

Por Victor Hernandes*

21/01/2022 - 20:21 h | Atualizada em 22/01/2022 - 0:10

Diretamente de Belém para a Bahia, o cantor Saulo Duarte apresentará o projeto Baile Tropical, amanhã, em um show inédito.

Vencedor do Prêmio da Música Brasileira, o músico mostrará em Salvador a cultura do norte brasileiro em uma apresentação com muitos tributos para grandes nomes da música paraense.

“É um show que já faço há algum tempo, mas nunca trouxe aqui para Salvador. O nome é Baile Quente, uma homenagem e uma tentativa de me aproximar da ancestralidade que permeou minha infância”, diz Saulo Duarte.

Uma das grandes marcas do músico é reverenciar todas as suas raízes ancestrais. No Baile Quente de amanhã ele pretende reviver os ritmos específicos de sua região e homenagear também algumas de suas maiores referências. “Esse repertório aborda os ritmos latinos americanos, especialmente da região Norte, como a cumbia, a guitarrada e o reggae. Homenageio algumas das minhas principais referências, como Aldo Sena e Pinduca, que é um rei do Carimbó. Também intercalo minhas canções que combinam com este universo. Estou revisitando esta sonoridade”, detalha.

Além da musicalidade nortista, o músico promete diversificar seu show com algumas canções de outros ritmos. O cantor transitará pela cultura do Norte e Nordeste, mostrando sua plurivalência.

“Sou um fã da música baiana. No meu repertório ao redor do Brasil já toco alguns sambas reggae também. Acredito que Salvador e Belém são terras irmãs, sinto que temos uma intercessão musical muito interessante. Vai ser uma costura natural e generosa, a partir destes ritmos. Com certeza vou trazer algumas coisas daqui, como os sambas reggae antigos que já gosto de cantar. Tudo bem orgânico e natural”, explica Duarte.

Para subir aos palcos neste domingo, Saulo chegará muito cauteloso ao palco, mas carregando grandes expectativas por retornar a cidade, onde ele não se apresentava desde 2018. Segundo o artista, é uma grande alegria poder cantar em Salvador, cidade por onde já passou há anos, com sua antiga banda.

“Adoro tocar aqui na Bahia. Estou muito feliz, mas com um mix de sentimentos por conta da pandemia. Temos o máximo de cuidado e atenção possível para que todos os protocolos sejam seguidos. Minimamente precisamos estar seguros e confortáveis, seguindo o nosso som. O sentimento é de alegria por estar tocando aqui nesta cidade maravilhosa”, afirma.

Pluralidade

Acompanhado de boas histórias, gastronomia e muita música, o evento promete seguir o clima proporcionado pelo verão de Salvador. De acordo com Saulo, o show possui este nome por ser um baile de fato, com mescla musical existente em seu set list, onde ele cantará até sucessos da música baiana.

“Vou cantar canções clássicas do Carimbó, algumas músicas latino americanas também que foram gravadas em Belém nas décadas de 80 e minhas canções autorais. Colocarei músicas de meu disco que homenageia os ritmos paraenses e também tocar Brilho de Beleza, que é um samba reggae de Salvador. Vai ser um passeio por esse ritmo, com canções mais icônicas e clássicas, mesclando com meu repertório atual”, conta.

Essa diversidade já faz parte da carreira do cantor em seus quinze anos de carreira. Neste tempo de estrada, ele já ralou bastante na música independente, além de ter contribuído com nomes como Fafá de Belém, Céu, Russo Passapusso, Anelis Assumpção e Curumin.

Seu gosto musical vai desde a MPB até a música latina, onde ele se aprofunda em outros estudos musicais. Para o artista, o intercâmbio cultural é um fator marcante em sua trajetória.

“São quinze anos de carreira, colaborando com a música. Migrar para muitos lugares me fez aumentar a minha pesquisa musical e ter mais influência dentro do meu repertório. Costumo dizer que nós brasileiros temos licença poética para transitar por vários ritmos, de uma forma à brasileira”, afirma.

Banda feminina

Ele formou sua primeira banda em 2008 e logo se buscou se apresentar em São Paulo. Desde então foram algumas turnês pela Europa, EUA e até premiações no Prêmio da Música Brasileira – por duas vezes. Produtor musical e multi instrumentista, Duarte tem a musicalidade como um grande valor afetivo em sua vida.

“Minha carreira é muito preocupada em respeitar a ancestralidade da música popular brasileira, sou muito fã dos clássicos: João Gilberto, Jorge Ben Jor, Gilberto Gil, mas também muito voltado para essa pesquisa dos ritmos diaspóricos e latinos americanos, do norte-nordeste. A música é minha grande paixão, evidente”, comenta.

Além deste seu lado eclético, o artista vai trazer para sua apresentação amanhã uma banda nova para acompanha-lo no palco.

A formação é inédita e conta com a presença somente de mulheres musicistas aqui mesmo de Salvador: Kamile Levek (guitarra), Riane Mascarenhas (baixo) e Lorena Martins (bateria) serão as integrantes deste conjunto.

“Quis trazer uma banda de musicistas na tentativa de dar voz para essas mulheres que são maravilhosas. Já as tinha visto tocando e tive vontade de fazer um som na companhia delas. A intercessão musical que gostaria de apresentar será traduzida de um jeito baiano. Vai ser uma delícia fazer esse som com elas. Será meu set list com dendê”, finaliza Saulo.


Serviço

O quê: Saulo Duarte apresenta Baile Quente

Quando: Amanhã, 20h

Onde: Hidden Salvador (Rua Almirante Barroso, 149 - Rio Vermelho) / abertura da casa: 16h30

Valor: R$ 40

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

VÍDEO: Forrozeiros organizam missa para Luiz Gonzaga na Bahia

Play

Forfun traz viagem no tempo e homenagens em show na Concha Acústica

Play

Dudu Nobre lamenta morte do compositor baiano Dito Machado

Play

Jack Black cancela turnê após alfinetar Trump

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA