Cia de Teatro da UFBA faz ensaios abertos do espetáculo 'Eduardo II' | A TARDE
Atarde > Cultura > Teatro

Cia de Teatro da UFBA faz ensaios abertos do espetáculo 'Eduardo II'

Peça tem texto inédito de João Sanches e é inspirado na obra de Christopher Marlowe

Publicado quarta-feira, 18 de outubro de 2023 às 20:57 h | Atualizado em 18/10/2023, 23:40 | Autor: Da Redação
Imagem ilustrativa da imagem Cia de Teatro da UFBA faz ensaios abertos do espetáculo 'Eduardo II'
-

A Cia de Teatro da UFBA realiza ensaios abertos da montagem 'Eduardo II' entre esta quinta-feira, 22, até o domingo, 22, no Teatro Martim Gonçalves, às 19h, com entrada gratuita.

O espetáculo tem texto inédito de João Sanches e é inspirado na obra de Christopher Marlowe, na adaptação de Bertolt Brecht e em fatos reais ocorridos na Inglaterra do século XIV e no Brasil atual.

A peça aborda questões contemporâneas, como polarização política, LGBTfobia e discriminação, por meio de uma colaboração entre os artistas Thiago Romero e João Sanches, com uma equipe majoritariamente negra e LGBTQIAPN+ de 25 pessoas, incluindo 17 atores.

O elenco e equipe técnica incluem diversos profissionais do meio artístico e acadêmico, unindo forças para abordar temas relevantes.

A peça aborda a relação homoafetiva entre o rei Eduardo II e Daniel Gaveston, destacando a reação negativa da elite que prepara um golpe em resposta. A divisão no reino, amplificada pela crise econômica e campanhas difamatórias homofóbicas, leva a uma guerra civil.

O povo inicialmente apoia o golpe, mas com o tempo, percebe as verdadeiras intenções dos novos líderes, resultando em uma reflexão sobre suas escolhas. O palco apresenta a história sob a perspectiva de um coro de trabalhadores, incorporando elementos de narração e uma variedade de personagens, proporcionando uma visão de um futuro possível.

Esta é a 58ª produção da Cia de Teatro da UFBA e marca seu primeiro "remake". Em 1986, o diretor e ator Harildo Déda apresentou "A Vida de Eduardo II da Inglaterra", uma peça premiada com suntuosos cenários e figurinos de Ewald Hackler, reconhecidos pelo Troféu Martim Gonçalves.

A versão original foi uma tradução da adaptação de Bertolt Brecht, com revisão final feita por Cleise Mendes em colaboração com Harildo e Hackler.

Serviço

O quê - ensaios abertos "Eduardo II" - Cia de Teatro da UFBA, com direção de João Sanches e Thiago Romero

Quando - 19 a 22 de outubro, 19h

Onde - Teatro Martim Gonçalves

Entrada - Gratuita

Publicações relacionadas