Espetáculo 'Umbigo' encerra programação do “Voltando aos Palcos” no TCA | A TARDE
Atarde > Cultura > Teatro

Espetáculo 'Umbigo' encerra programação do “Voltando aos Palcos” no TCA

Publicado segunda-feira, 07 de dezembro de 2020 às 10:39 h | Atualizado em 21/01/2021, 00:00 | Autor: Da Redação
'Umbigo' encerra programação do "Voltando aos Palcos" nesta sexta-feira, 11 | Foto: Wanderley Meira | Divulgação
'Umbigo' encerra programação do "Voltando aos Palcos" nesta sexta-feira, 11 | Foto: Wanderley Meira | Divulgação -

Em dois meses e meio, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) realizaram quinzenalmente apresentações de espetáculos inéditos para o “Voltando aos Palcos”. A sexta e última montagem é o espetáculo Umbigo”, tematizando a maternidade, e será exibida ao vivo nesta sexta-feira, 11, às 20h, em sessões feitas diretamente da sua Sala do Coro. O público pode assistir pelo canal de YouTube do TCA ou na TVE Bahia.

“Umbigo”, com criação de Wanderley Meira e Rosa Barreto e assistência de coreografia de Ticiana Garrido, é uma investigação sobre o corpo feminino que é passagem para a vida e, por esse motivo, cheio de mitos, mistérios e conceitos sociais, religiosos e culturais. Uma reflexão sobre como a maternidade pode aprisionar o corpo da mulher em um cordão umbilical sem fim, usurpando dela um poder que deveria ser inalienável.

No elenco, estão os bailarinos intérpretes Cristian Rebouças, Joely Pereira, Maria Ângela Tochilovsky, Marcos Napoleão, Lila Martins e Rosa Barreto. Sob a perspectiva musical, a spalla e violinista da OSBA Priscila Plata Rato interpreta a “Partita para Violino nº 2, em Ré menor BWV 1004”, de J. S. Bach, que conduz por um mundo denso e taciturno, gerando o ambiente propício para reflexões tão importantes. O cantor Marcelo Jardim faz participação especial.

Na pílula cênica de abertura do programa do dia, Agnaldo Fonseca interpreta, na bilheteria, a relação do artista com o pagamento pelo seu trabalho. A venda de ingressos é mote para reflexão sobre o valor simbólico da arte e o custo real de manter um artista em cena, como um trabalhador qualquer em seu posto de serviço.

Publicações relacionadas