TEATRO
Peça Enquanto Todos Dormem mostra romance entre soldados
Por Eduarda Uzêda

Convocados para o campo de treinamento em local distante de onde moram, longe de suas famílias e confinados em um ambiente hostil, dois soldados, em 1938, um ano antes do deflagrar da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), vivem um romance.
Esta é a trama do espetáculo Enquanto Todos Dormem, que já passou por Brasília e Curitiba e, depois de Salvador, segue turnê para Recife, Fortaleza e Belo Horizonte. A produção é da Maca Entretenimento (RJ).
A montagem, que traz no elenco os intérpretes Renan Mendes e Thiago Cazado (este, além de atuar, assina texto e direção), está em cartaz no Teatro Vila Velha nesta sexta-feira, 13, e sábado, 14, às 20 horas, e domingo, 15, às 19h.
Dramaturgia
Thiago Cazado conta, por telefone, do Rio de Janeiro, que o texto surgiu a partir de conversa com amigo sobre a questão de amores velados, relações proibidas.
"É um texto sutil, poético, que fala da relação de dois jovens. Meu personagem, Luis, é mais liberal, mais à frente de seu tempo, é mais ousado, aventureiro, e é por isto que desperta admiração", afirma.
Já o personagem Pedro, de acordo com o ator Renan Mendes, "é mais recatado, introspectivo, desconfiado, cauteloso", afirma. No decorrer da encenação, entretanto, ele termina vendo Luis como um ídolo.
Cenografia
A cenografia, assinada por Armando Araújo, ambienta o espaço como um acampamento de guerra. O palco é forrado de grama e traz duas camas.
O encenador informa que a peça, que dura 70 minutos, tem obtido boa receptividade de público. Ele também diz que fica feliz em contribuir para a discussão da diversidade sexual.
Thiago Cazado, que assina o 10° texto de sua carreira, afirma que já está acostumado a conjugar atuação, direção e texto. "São funções completamente diversas, mas que aprendi a separar", revela.
Diversidade
Este é o segundo espetáculo com temática envolvendo a diversidade sexual produzido pela Maca Entretenimento. A produtora também é envolvida em produções cinematográficas e já reúne mais de 500 mil views no Youtube.
Em março de 2016, por exemplo, a Maca produziu o filme curta-metragem Tenho Local, já com mais de 200 mil views em menos de um mês de publicado. O filme vai virar um longa-metragem e será gravado no final deste ano.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes