Busca interna do iBahia
HOME > cultura > TEATRO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TEATRO

Teatro Baiano resiste diante de um quadro de opressão

Eduarda Uzêda

Por Eduarda Uzêda

20/03/2014 - 7:51 h | Atualizada em 21/01/2021 - 0:00
Primeira peça do Teatro Vila Velha
Primeira peça do Teatro Vila Velha -

O ano era 1968, um dos mais violentos da época da ditadura militar, que, durante 21 anos, impôs um regime de exceção ao País. Prisões e assassinatos dos opositores do golpe, além de cerceamento da liberdade de expressão, imperavam.

Em Salvador, na véspera da estreia da peça As Senhoritas, direção de Álvaro Guimarães, a censura federal veta o texto de Alcyr Ribeiro Costa pela temática abordada: o encontro de três travestis antes e depois do Carnaval. A proibição estende-se por todo território nacional.

"A classe teatral baiana, nem sempre organizada, movimenta-se para reagir contra a proibição, decidindo pela apresentação, em caráter fechado, do espetáculo no Teatro Castro Alves, onde estrearia".

"Após a apresentação de As Senhoritas, os espectadores propunham-se a analisar o texto e os motivos da proibição. A proposta é frustrada devido à invasão da sala de espetáculos pela polícia, numa atitude arbitrária".

Tudo sobre Teatro em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"Portando metralhadoras e com ostensivo aparato, os policiais consumam a invasão, expulsando do TCA a classe teatral, espancando e prendendo vários artistas e intelectuais presentes ao evento".

O relato está presente no livro Transas na Cena em Transe - Teatro e Contracultura na Bahia, de Raimundo Matos de Leão, doutor e mestre em artes cênicas da Ufba, escritor e dramaturgo e arte-educador.

Atos abusivos

Este é apenas alguns dos atos abusivos provocados por forças da repressão durante o regime militar em Salvador.

O corte de verbas para o teatro, além de censura parcial ou total de textos, com a proibição de encenação, também aconteceu, bem como a detenção e fichamento de artistas.
O diretor e dramaturgo, Deolindo Checcucci, por exemplo, conta que fazia parte da plateia, assistindo ao espetáculo de Álvaro.

"Todos foram colocados em inúmeras viaturas e levados à Secretaria de Segurança Pública, na Piedade, onde ficamos uma noite detidos. Fomos também fotografados e fichados".

Imagem ilustrativa da imagem Teatro Baiano resiste diante de um quadro de opressão
| Foto: Nós, Exemplo, Centro de Documentação e Memória | Teatro Vila Velha
O Auto do Natal dos Ciganos reuniu dois grandes atores: Othon Bastos e Wilson Melo (Foto: Nós, Exemplo, Centro de Documentação e Memória | Teatro Vila Velha) Escondido numa clínica Deolindo teve um texto totalmente censurado em 1975: Lula Mete Bronca, que girava em torno de dois amigos homoafetivos envolvidos com política e drogas, entre outros escritos, censurados parcialmente. Pouca gente sabe, mas Deolindo, que foi militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), também atuou como artista plástico, quando morava em Feira de Santana. Ele pintou um quadro com um imenso gorila com a frase: "Quem manda sou eu", que participou de uma mostra coletiva no Clube Euterpe Feirense. "Companheiros do partido me avisaram que a policia me procurava. Antes que me pegassem, fiquei três meses escondido numa clínica médica no interior do estado sem nem poder avisar aos meus pais", conta.

Rompe a mordaça

No livro Transas na Cena em Transe - Teatro e Contracultura na Bahia, Raimundo Matos de Leão, que fez uma pesquisa de fôlego, afirma que, "diante de um quadro de opressão e vigilância, o teatro rompe a mordaça e, quando é obrigado a ficar calado, cultiva o silêncio pleno de significado".

A atriz, dramaturga e escritora Sônia Robatto, membro-fundadora da Sociedade Teatro dos Novos, primeira companhia profissional de teatro da Bahia, lembra a criação do Teatro Vila Velha, em 64. "O Vila foi um centro forte de resistência", diz.

Aluno fundador da Escola de Teatro, Mário Gadelha, 80, afirma que a repressão estimulou a criatividade.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Primeira peça do Teatro Vila Velha
Play

Espetáculo imerge público em experiência que emociona e induz reflexão

Primeira peça do Teatro Vila Velha
Play

Vídeo: multidão aplaude corpo de Zé Celso em velório no Teatro Oficina

Primeira peça do Teatro Vila Velha
Play

TCA homenageia público e artistas em espetáculo com plateia de figurinos

Primeira peça do Teatro Vila Velha
Play

Sulivã Bispo e Thiago Almasy se apresentam no 'Domingo no TCA'

x