SEXUALIDADE
Assexualidade: entenda orientação sexual de personagens em Travessia
Personagens vividos por Thiago Fragoso e Guilherme Cabral não sentem atração sexual
Por Da Redação
Na quinta-feira, 15, o personagem Caíque (Thiago Fragoso), da novela Travessia, se tornou um dos assuntos mais comentados das redes sociais, por revelar que nunca sentiu atração sexual pela namorada Leonor (Vanessa Giácomo). Ainda na trama, Rudá, vivido por Guilherme Cabral, vem sendo importunado pelo padrasto Moretti por não definir sua sexualidade. Em uma das cenas, o personagem de Rodrigo Lombardi chega a dizer que o jovem pode ser gay, por causa da resistência em ter uma namorada.
Tanto Caíque, quanto Rudá são assexuais. O debate sobre a orientação sexual já foi citado pela autora Glória Perez anteriormente para ser tratado na trama.
Mas afinal, o que é assexualidade?
Segundo o Instituto de Psicologia Aplicada (IPA), a assexualidade pode ser definida como a falta de atração sexual. Alguém que não é sexualmente atraído por ninguém.
O Caique é Assexual e existe muita falta de informação e preconceito direcionado aos Aces. Torço pra que se crie um debate de qualidade sobre esse pessoal que merece ser acolhido tanto quanto qualquer outra pessoa com outra orientação. Vamos nessa? 💜 #travessia #cainor
— Thiago Fragoso (@fragosothiago) December 16, 2022
Mas ainda de acordo com a Asexual Visibility and Education Network (Rede de Educação e Visibilidade Assexual), dentro do espectro da assexualidade, existem outras subclassificações. São elas: romântico, arromântico, lithromântico, gray-a e demirromântico.
A pessoa assexual romântica não tem interesse na prática sexual, mas pode apresentar interesse romântico. Dessa forma, podem ser heteroromânticos ou homoromânticos, com interesse por pessoas de outro sexo ou do mesmo sexo, respectivamente.
No entanto, o assexual arromântico, não sente atração romântica. Já o lithromântico pode se apaixonar, mas é comum ter o sentimento de forma platônica e idealizada.
No caso dos demissexuais, a atração sexual só costuma ocorrer quando há algum tipo de conexão de sentimento, enquanto os Gray-a podem sentir atração em momentos específicos.
Vale lembrar que o uso do termo "assexuado" não está correto. Pessoas inclusas no espectro da assexualidade são chamadas de assexuais.
Diversos famosos já se declararam assexuais, como Victor Hugo, psicólogo e um dos integrantes do “Big Brother Brasil”. O consultor de moda americano, que apresenta realitys, Tim Gunn, revelou no seu livro 'Gunn’s Golden Rules: Life’s Little Lessons for Making It Work', publicado em 2011, que “não estava interessado em meninos e realmente não estava interessado em meninas”. Em uma conversa com a revista “Curve”, a cantora Emilie Autumn, revelou fazer parte da comunidade.
Essa não é a primeira vez que Glória Perez aborda o tema da liberdade sexual em seus folhetins. Em 2017, a escritora tratou sobre a questão da transexualidade em “A Força do Querer” com a personagem Ivana (Carol Duarte), que se tornou Ivan. Ela sofria desde a infância por não gostar de ter que se encaixar nos padrões estéticos femininos.
Nas redes sociais, o anúncio do personagem de Thiago Fragoso dividiu opiniões. Enquanto alguns internautas não entenderam a orientação sexual de Caíque, outros acharam interessante o tema da assexualidade ser abordado na novela. “Ainda não superei, vim enaltecer de novo essa cena! O Caíque explicou que é assexual de uma forma sensível, bonita, falou dos diferentes tipos de atração. E a atuação do Thiago, maravilhosa como sempre!”, escreveu um perfil no Twitter.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes