Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > cultura > TELEVISÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÊMICA

Jade Picon estrela coleção de sapatos que homenageia cultura africana

Divulgação da collab das marcas Arezzo e Meninos Rei foi alvo de críticas nas redes sociais

Por Da Redação

27/09/2022 - 19:45 h | Atualizada em 27/09/2022 - 20:06
Internautas questionaram a falta de representatividade
Internautas questionaram a falta de representatividade -

Uma campanha de sapatos, estrelada pela ex-BBB 22, Jade Picon, está causando polêmica na web. Isso porque a marca decidiu criar uma coleção que busca fazer uma alusão aos turbantes usados por mulheres negras e africanas, mas escolheu a influenciadora para protagonizá-la.

Segundo a Arezzo, o intuito é celebrar os 50 anos da companhia. Em parceria com a marca baiana Meninos Rei, a empresa recriou um dos modelos mais famosos dos anos 70: a sandália Anabela. Nas redes sociais, as companhias afirmam que a inspiração para fazer a releitura da sandália foi a "ancestralidade'', utilizando elementos da cultura africana e couro marrom.

“As estampas africanas, o patchowrk, o nó que faz a amarração foi uma alusão aos turbantes, coroas e símbolo de empoderamento feminino”, diz a postagem dos estilistas baianos Céu e Júnior Rocha.

“A moda é um ciclo, e pensando nos 50 anos da Arezzo, trouxemos a nossa queridinha dos anos 70 totalmente repaginada e reinterpretada pelos artistas @meninosrei com elementos africanos e formas geométricas que fazem parte do DNA dos Meninos, e agora, também da nossa Anabela”, completou a Arezzo.

Postagem com Jade recebeu críticas
Postagem com Jade recebeu críticas | Foto: Reprodução | Instagram

Mas apesar de citar a cultura africana, é Jade Picon quem estrela a campanha, junto com a modelo Clara Buarque. Apesar de estar há mais de uma semana no ar, a ação polêmica gerou diversas críticas nos perfis das duas marcas nas últimas horas.

“Nada contra a @jadepicon. Só esqueceram da modelo negra para essa campanha em específico”, disse uma internauta. “Bem-vindas, apropriação cultural para ser disfarçado de representatividade”, comentou outra.

“Que erro em pleno 2022!!! Campanha racista!”, acusou uma seguidora. “Gente, cadê a representatividade? Não tem uma PRETA na campanha. Fazer dinheiro com a cultura africana pode, mas colocar pretos na campanha não pode ? Vocês acham de verdade que uma pessoa branca vai representar tão bem a cultura africana que um preto?”, questionou um perfil.

O vídeo de Jade Picon falando sobre a campanha também foi duramente criticado. Confira:

Nenhuma das marcas comentou as críticas.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Internautas questionaram a falta de representatividade
Play

Repórter da Record Bahia é agredido ao vivo; assista vídeo

Internautas questionaram a falta de representatividade
Play

Comentarista famoso da Globo detona desfile olímpico: “Merd*”

Internautas questionaram a falta de representatividade
Play

Ao lado de Dedé, Renato Aragão chora e admite ter feito "coisas erradas"; Vídeo

Internautas questionaram a falta de representatividade
Play

Angélica relata assédio na infância: 'pedia para sentar no colo dele'

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA