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TELEVISÃO

Versões de programas estrangeiros fazem sucesso na TV

Por Isabel Rodrigues | Estadão Conteúdo

05/10/2014 - 23:07 h
The Voice Brasil - Jurados
The Voice Brasil - Jurados -

A inspiração na programação de canais americanos e europeus virou moda na televisão brasileira. Basta ligar na Globo, Band ou até no canal pago Discovery Home & Health (isto só para citar alguns) e lá estão atrações "gringas" que foram adaptadas ao formato e ao gosto do brasileiro.

O mais recente entre os programas "tropicalizados" é o Master Chef, game show de culinária que surgiu nos anos 1990 na Inglaterra, com versões em 145 países. Por aqui, a atração exibida pela Band, às terças-feiras, às 22h45, ganhou a apresentação da jornalista Ana Paula Padrão e a participação de três renomados chefes, Erick Jacquin (do Tartar&Co), Henrique Fogaça (do Sal Gastronomia) e Paola Carosella (do Arturito), que avaliam semanalmente os candidatos a chef de cozinha.

Além do elenco local, a emissora apostou em um estúdio exclusivo para a produção e gravação dos 17 episódios da primeira temporada. Foram oito meses de trabalho, desde a negociação com a produtora até a estreia no Brasil.

O investimento deu frutos. A atração registra média de quatro pontos de audiência e já chegou a ocupar o 2º lugar no horário. Nas redes sociais, a versão nacional da competição gastronômica permaneceu nos trending topics do Twitter por vários dias.

Justificativas

Para o diretor de programação da Band, Fernando Sugueno, são muitas as justificativas do sucesso do MasterChef. A primeira é que a gastronomia sempre teve espaço por tradição nos programas matutinos e vespertinos da TV aberta brasileira.

"Além disso, o formato é um sucesso internacional. A figura dos jurados é a alma da competição e o que o diferencia dos demais", enumera ele, adiantando que depois da segunda temporada, já prevista, a Band pretende produzir o MasterChef Junior, com crianças encarando o desafio da cozinha.

A estreia da terceira temporada de The Voice Brasil, baseado no The Voice, da TV americana NBC, engrossa a lista de programas importados. O primeiro episódio rendeu média de audiência de 21 pontos; e o segundo marcou 22, elevando em 38% o ibope das quintas-feiras na emissora.

Para manter uma relação de identificação com o público, foram mantidos os jurados, os cantores Daniel, Lulu Santos, Claudia Leitte e Carlinhos Brown, e o apresentador, o jornalista Tiago Leifert.

Apenas Fernanda Paes Leme deu lugar à atriz Fernanda Souza no contato com os candidatos a estrela. "Sinto que o formato agora entrou no nosso DNA, já está tudo funcionando muito bem. Nas primeiras temporadas ainda estávamos nos descobrindo", comenta Leifert.

Ainda na TV Globo, o Dança dos Famosos, baseado no programa britânico Strictly Come Dancing, da BBC, chega à 11ª edição com mais cara de reality show.

No quadro do Domingão do Faustão, exibido aos domingos, os competidores participam de workshops de dança e se reúnem em uma cozinha compartilhada antes dos ensaios, modificações que deram frescor ao formato, que já teve mais de 100 dançarinos famosos.

"Procuramos inovar a cada ano, desde a ambientação até à realização de novas parcerias. Acreditamos que o quadro faz tanto sucesso em função da nossa cultura. O brasileiro tem o gingado de berço, gosta de dançar. E o público também se vê ali, se identifica com o desafio e a superação de aprender um determinado ritmo em uma semana", opina o diretor do quadro, Henrique Matias.

Nacional

A interação com o público foi o principal motivo para que o Discovery Home & Health decidisse fazer uma versão nacional do programa Dormindo Com Meu Estilista, que estreou na primeira semana de setembro, e tem episódios passando às quartas-feiras, às 20h30.

A atração, comandada pela apresentadora Adriane Galisteu, delega a maridos e namorados a missão de reformular completamente o guarda-roupa de suas parceiras.

A série, composta por oito episódios, passou por algumas adaptações quando se nacionalizou. Na original, o casal participante recebe uma verba e, com esse dinheiro e a ajuda de especialistas em moda, o homem vai às compras à procura de um novo guarda-roupa para a mulher. Na versão brasileira, a ação se passa no estúdio, onde a apresentadora oferece uma série de dicas para o marido em questão e para o público.

"No final, a participante ganha um novo look e a audiência aprende algo de uma maneira leve e descontraída. Ter uma adaptação local gera uma conexão ainda maior com o nosso público", opina a vice-presidente de conteúdo da Discovery Networks Brasil, Mônica Pimentel. O projeto nacional levou seis meses no papel até ir ao ar.

Mesmo com tais adaptações, que o deixaram mais "enxuto" que a atração "gringa", a estreia de Dormindo com Meu Estilista alavancou a audiência da noite do canal, com crescimento de 136% em relação à média da faixa horária. Uma segunda temporada está em análise pela emissora.

O SBT, por sua vez, se prepara para a estreia da versão brasileira de Hell's Kitchen, reality culinário de sucesso da Fox americana. Por aqui, o formato ganhou o nome de Cozinha Sob Pressão, e irá ao ar aos sábados, a partir do dia 11 de outubro.

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