Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CULTURA

Fábio Barreto filma vida de Lula antes da presidência

Agencia Estado

Por Agencia Estado

15/01/2009 - 9:45 h

Lula havia acabado de perder a eleição para Fernando Collor e não parava de olhar para o copo em cima da mesa, enquanto almoçava com assessores próximos. Denise Paraná estava entre eles e perguntou o que tanto Lula olhava. A resposta foi contundente. ?Agora estou tomando água mineral. Mas, quando eu tinha cinco anos, bebia junto com o gado em uma poça suja de barro.? Ali estava o sujeito que acabava de ganhar milhões de votos na primeira eleição direta após a ditadura militar, e media seu sucesso na vida por poder tomar um copo d?água limpo.

Denise jogou fora a tese de doutorado que estava escrevendo e durante um ano fez várias entrevistas com Lula e seus irmãos. Estas entrevistas deram origem ao livro Lula, o Filho do Brasil, base para o filme de mesmo nome que o diretor Fábio Barreto começa a gravar na próxima quarta-feira, em Pernambuco. Vai mostrar a vida de Lula, de seu nascimento até a morte de sua mãe, Dona Lindu. ?Exclui a história que todo mundo já conhece?, diz Barreto.

?Vai ser um filme sobre a relação mãe e filho?, afirma Barreto. ?Dona Lindu era o principal pilar afetivo e ético de Lula.? Segundo Barreto, o filme começa fazendo um retrato bastante ?seco? da família de Lula no Nordeste. ?Não vai ter glamour nenhum. Depois mostramos a vinda para Santos, a convivência difícil com o pai, e então a mudança para São Paulo, quando Lula começa a ser feliz.? Barreto também promete um filme ?emotivo?.

A missão de interpretar Lula é de Rui Ricardo Diaz, conhecido no circuito teatral paulistano, mas cuja experiência no cinema se resume a um curta-metragem. Glória Pires foi escalada para o papel de Dona Lindu. Outro momento definitivo para o presidente foi a perda da primeira mulher, Lurdes (Cléo Pires fará a personagem), grávida de oito meses. Foi em função da morte da mulher que Lula entrou para o sindicato, onde encontrou nos companheiros uma família estendida e ganhou força para se casar de novo, agora com Marisa Letícia (interpretada por Juliana Baroni). As informações são do Jornal da Tarde.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Baiana, filha de Jimmy Cliff e estrela em Hollywood: a vida de Nabiyah Be

Play

Cultura afro ganha destaque com Zebrinha na Bienal Sesc de Dança

Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

Play

Salvador ganha novo espaço para grandes eventos com a inauguração da ARENA A TARDE

x