DESPEDIDA
Familiares e amigos se despedem de Jayme Figura
Morte do artista plástico causou comoção na sociedade soteropolitana
Por Franciano Gomes*

Familiares, amigos, políticos e representantes da classe cultural estiveram presentes no Cemitério Campo Santo na tarde desta segunda-feira, 27, para o enterro do lendário Jayme Figura. O artista plástico, poeta, músico e desenhista faleceu aos 64 anos no último domingo, 26, em Salvador.
Diversas pessoas estiveram no espaço para se despedir do ícone singular das ruas do centro da cidade, e, nem na sua partida Jayme abandonou a aura de mistério em torno do seu rosto e identidade, já que o caixão esteve fechado;
Fillho mais velho do Figura, Diógenes Almeida contou ao Portal A TARDE sobre o estado de saúde do pai, antes mesmo de ir ao hospital.
“Ele ficou todo mole, sem conseguir andar. A gente levava ele para dar banho e tudo. Então a gente levou ele para o médico, para a UPA Santo Inácio, chegou lá, deram vários medicamentos a ele, que apresentou uma melhora, foi para casa. Quando chegou em casa, apresentou novamente os mesmos sintomas. Então a gente ligou para a SAMU de manhã cedo, antes mesmo das sete horas, como percebemos que a SAMU não ia chegar, resolvemos ir para o hospital.”

Ao descrever o pai, Diógenes não poupou elogios. Para ele e seu irmão, Jayme foi um pai presente a quem eles devem a existência.
“Um bom trabalhador. Trabalhou com o Leonel que gosta muito dele, são amigos há 43 anos, a minha idade. Foi um cara super pai pra mim, não tenho o que falar ao contrário. Muito conhecido em Salvador. Muita gente gostava dele, tem muita gente aqui que eu nem conheço.”

O filho do artista afirmou que fisicamente o pai não demonstrava estar doente. "Quando ele não estava trabalhando em obra, ele estava mexendo alguma coisa na casa dele, como a antena de televisão. Sempre procurava alguma coisa para fazer, ele nunca ficava parado no tempo, sempre estava em alguma atividade, mesmo que não fosse de trabalho".
O secretário de Cultura do estado, Bruno Monteiro, e o artista plástico Leonel Matos, parceiro artístico de Jayme, estiveram entre os presentes no evento.
*estagiário sob supervisão
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes