Hétero top: giria surgiu como deboche e ganhou holofotes no BBB | A TARDE
Atarde > Cultura

Hétero top: giria surgiu como deboche e ganhou holofotes no BBB

Expressão é antiga, mas passou a ser utilizada com bastante recorrência no reality show

Publicado quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022 às 23:00 h | Autor: Da Redação

Bastante popular há alguns anos, a expressão "hétero top" tem ganhado os holofotes no Big Brother Brasil (BBB). Até o momento, três participantes da casa mais vigiada do Brasil já utilizarem o adjetivo para se classificarem de alguma forma dentro do reality show. 

Em seu vídeo de apresentação, por exemplo, Lucas classificou-se como um "hétero top do bem", reconhecendo que o termo pode ser visto com tom negativo ou debochado.

Já Eliezer foi ao contrário do colega de confinamento e rejeitou o rótulo atribuído a ele, logo após ele beijar duas participantes dentro da casa. Ele disse que não gostaria de ser visto pelo público como um "hétero top", ou seja, o cara que vê as mulheres como uma espécie de 'prêmio'. 

Por fim, o mais recente caso foi do participante Gustavo. Selecionado como um dos escolhidos para a casa de vidro do programa, o curitibano afirmou que se considera um "hétero top", mas dentro do seu conceito particular da expressão.

"O hétero top pintado hoje pela 'lacrolândia' é uma pessoa branca, bem-sucedida e eu tenho orgulho de ser hétero top no meu conceito. Eu sou hetéro e me considero top", disse Gustavo em seu vídeo de apresentação.

Significado

Utilizada como sinônimo de algo muito bom, a expressão "top" é constantemente associada à utilização por parte de pessoas heterossexuais e de classe alta. Posteriormente, a palavra passou a ser bastante difundida como uma espécie de deboche por pessoas que fogem deste padrão social. 

Como havia um público masculino que seguia utilizando a expressão de forma séria no cotidiano, geralmente heteronormativos e com ideais conservadores, esses homens passaram a ser classificados de maneira jocosa como "hétero top". 

O termo passou a ser atribuído aos homens que possuem comportamentos e vestimentas considerados 'padrões', de uma forma estereotipada. Em resumo, aqueles que utilizam camisa polo, sapatênis, curtem baladas sertanejas e acham que precisam ficar o tempo todo reforçando a sua masculinidade recebem o adjetivo.  

No BBB, os participantes Lucas, Eliezer e Gustavo chegaram a utilizar da expressão em algum momento do programa para descreverem a si mesmos.

Publicações relacionadas