Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
28/06/2023 às 6:30 - há XX semanas | Autor: Morena Melo

MÚSICA

Influência da Bahia marca presença em novo álbum de Marcelo D2

Rapper também bebe de raízes do samba em seu mais recente trabalho 'Iboru'

D2 recebe Alcione, Mateus Aleluia, Xande de Pilares 
e Zeca Pagodinho no disco
D2 recebe Alcione, Mateus Aleluia, Xande de Pilares e Zeca Pagodinho no disco -

Entre encruzilhadas, sonoridades e corpos encantados nas ruas, Marcelo D2 promove o encontro entre o rap e o samba em seu 9º álbum solo, Iboru, que acaba de chegar às plataformas digitais de música.

Convocando referências à ancestralidade, o malandro divino aparece transitando entre a vida mundana nas quebradas e as religiões de matriz africana nos terreiros. Rap e samba, juntos, se sacralizam e profanam, eliminando exclusões com a sabedoria do ritmo.

Nas 16 faixas de Iboru - que sejam ouvidas nossas súplicas, cavaquinho, coro, percussão e metais dialogam harmoniosamente com os graves eletrônicos do rap. A mistura aconteceu junto com um mergulho de D2 na sua própria história, em um reencontro com as religiões de matriz africana a partir do falecimento de sua mãe, Paulete Peixoto, em 2021.

"Eu venho de família de candomblé e era um projeto de vida buscar a minha ancestralidade. Com o falecimento da minha mãe, isso só se aprofundou. Me iniciei no ifá e essa retomada me deu um conforto muito grande nesse processo", conta D2.

De todas as faixas do disco, doze são de autoria do próprio cantor. Iboru incorpora samplers de Romildo e Monarco em homenagens póstumas aos compositores da Mocidade Independente de Padre Miguel e Portela. E conta com participações de artistas como Zeca Pagodinho, Xande de Pilares, Alcione, Mumuzinho, B. Negão, a banda Metá Metá e Mateus Aleluia.

"Ouvi Tincoãs a vida toda. Nunca imaginei que pudesse gravar com Seu Mateus. Quando Kiko (Dinucci) me mandou essa música (Kalundu, sexta faixa do álbum), a gente ficou pensando que ela pedia uma voz ancestral, uma voz de uma entidade forte. Aí pensamos em Seu Mateus e ele foi muito querido. Além da participação nessa música, ele é muito influente nesse disco. A música da Bahia tem uma influência forte no álbum, de Seu Mateus a Nelson Rufino, do samba à Baianasystem", explica Marcelo.

O disco traz também composições de nomes de diferentes gerações do samba, incluindo Moacyr Luz, Diogo Nogueira, Marcelinho Moreira, João Martins, Inácio Rios, Arlindinho e Marcio Alexandre, além de Zeca Pagodinho e Xande de Pilares.

História e arte

Luiz Antônio Simas, historiador e escritor, é parceiro de Marcelo D2 em uma composição do álbum, Povo de fé. Além disso, assina também a letra de Pra curar a dor do mundo, última faixa do disco.

Com mais de 20 livros publicados, entre eles O corpo encantado das ruas e Samba de enredo, história e arte, Simas tem o subúrbio do Rio de Janeiro como ponto de conexão com Marcelo D2. Na praça da Bandeira, zona norte da cidade, D2 começou sua história com o grupo Planet Hemp, no Garage Art Cult. Também na praça da Bandeira, Simas tomou os seus primeiros porres com mestres do samba, como Wilson Moreira (1936-2018).

Acionando linguagens diferentes, a literatura e a música, Simas e D2 constroem narrativas que contam a história de um futuro ancestral, que abre caminhos para o protagonismo do subúrbio, dos terreiros, do Brasil em que o samba dança com rap.

Agora, juntos, nos botecos, na religião (Simas é babalaô na linha do ifá cubano) e na música, reelaboram o malandro divino, apontando para frente sem deixar de olhar para trás. "Como se fosse uma flecha, quanto mais puxa pra trás, mais joga pra frente. Isso pra mim é muito importante, olhar para trás", conclui Marcelo.

O álbum Iboru, que sejam ouvidas nossas súplicas está disponível em todas as plataformas digitais de música desde o último dia 14. Por enquanto, o artista não tem previsão de show em Salvador.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
D2 recebe Alcione, Mateus Aleluia, Xande de Pilares 
e Zeca Pagodinho no disco
Play

10 anos de 'Bilu Bilu': conheça história não contada do hit de Pablo

D2 recebe Alcione, Mateus Aleluia, Xande de Pilares 
e Zeca Pagodinho no disco
Play

Jorge Vercillo recebe título de cidadão soteropolitano de Ivete

D2 recebe Alcione, Mateus Aleluia, Xande de Pilares 
e Zeca Pagodinho no disco
Play

Movimento cultural que chicoteia pessoas divide opiniões na web; vídeo

D2 recebe Alcione, Mateus Aleluia, Xande de Pilares 
e Zeca Pagodinho no disco
Play

É hoje! Conheça as 15 finalistas à Deusa do Ébano

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA