Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

INVESTIMENTO

Itaparica Film Commission movimenta a cena audiovisual baiana

Projeto em parceria com a Cine Arts, vai promover oficinas gratuitas para 350 jovens de Itaparica e região

Lais Rocha

Por Lais Rocha

12/07/2022 - 16:16 h
Coletiva de imprensa do projeto Itaparica Film Commission
Coletiva de imprensa do projeto Itaparica Film Commission -

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 12, a coletiva de imprensa do projeto Itaparica Film Commission, na Sala de Arte (CineMAM), no Museu de Arte Moderna, em Salvador. Dentre as autoridades presentes, estavam o prefeito de Itaparica, José Elias, a diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Renata Dias, e a coordenadora de produção do projeto Cine Arts, Aline Cléa.

A prefeitura de Itaparica, em parceria com a Cine Arts, está à frente da iniciativa de criar um polo cinematográfico no município, que visa transformar a ilha em uma potência do cinema. O projeto contará com a realização de oficinas gratuitas profissionalizantes nas áreas de Roteiro; Realização Audiovisual; Produção Audiovisual; Direção de Arte; Direção de Fotografia; Captação de Som; Acessibilidade Audiovisual; Produção de Impacto e Redes; Interpretação para TV e Cinema, além de Animação 2D e 3D.

Tudo sobre Cultura em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"Serão disponibilizadas 350 vagas, não só para os moradores de Itaparica, mas também para Vera Cruz e Salinas das Margaridas, com a possibilidade de alcançar municípios adjacentes", disse Aline Cléa, produtora do projeto.

Para o prefeito de Itaparica, José Elias, pensar o destino como polo de Cinema é importante sob o aspecto do turismo e do desenvolvimento sócio-econômico. "Com a criação da Itaparica Film Commission, a cidade será referência como um lugar de destaque para gravações e outras realizações. A principal beneficiada com a criação dessa parceria é a população", disse Oliveira.

A diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Renata Dias, chamou atenção para a importância de pensar a cultura e sua dimensão cidadã, a partir da compreensão de que cultura e cidadania.

"Relativamente, a sociedade consegue compreender a cultura como elemento de significado cultural, as artes, os filmes, as materializações das expressões artísticas, porém a relação com a esfera econômica ainda é um desafio para a gente na gestão", expressou Renata.

Além do foco na formação de jovens, de novos postos de trabalho e renda nos municípios envolvidos, o prefeito José Elias destaca a importância de resgatar a cultura, por meio da valorização de nomes como João Ubaldo Ribeiro e Catharina Paraguaçu.

"A ideia é que o público possa estar preparado para atender demandas de produções próprias, como, também, possa absorver as vindas de fora da cidade. E foi importante pois o município de Itaparica entendeu a nossa proposta e logo criou a Itaparica Film Commission, em parceria com a Cine Arts", finaliza Aline Cléa.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Coletiva de imprensa do projeto Itaparica Film Commission
Play

Baiana, filha de Jimmy Cliff e estrela em Hollywood: a vida de Nabiyah Be

Coletiva de imprensa do projeto Itaparica Film Commission
Play

Cultura afro ganha destaque com Zebrinha na Bienal Sesc de Dança

Coletiva de imprensa do projeto Itaparica Film Commission
Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

Coletiva de imprensa do projeto Itaparica Film Commission
Play

Salvador ganha novo espaço para grandes eventos com a inauguração da ARENA A TARDE

x