CULTURA
Ivete Sangalo anima bloco com 500 mil em Recife

Por Agência Estado
Vinte e quatro anos, mas com energia e animação de adolescente. Foi assim que o Balança Rolha - um dos mais tradicionais blocos carnavalescos de Pernambuco - abriu, neste domingo a temporada da semana pré-carnavalesca na zona sul do Recife. Com atrações para lá de ecléticas, indo desde os blocos líricos e orquestras de frevo até a rainha do Axé, a baiana Ivete Sangalo, o Balança Rolha colocou na Avenida Boa Viagem - um dos locais de maior concentração do PIB estadual - cerca de 500 mil pessoas, segundo cálculos dos organizadores e da Polícia Militar pernambucana.
Sem cordões de isolamento ou exigência de abadás, senhas ou qualquer outro tipo de ingresso, a festa atraiu jovens e adultos numa festa bem organizada. Ao longo de toda a avenida, com aproximadamente 7,5 quilômetros de extensão, centenas de sacadas e varandas foram transformadas em camarotes improvisados para garantir uma visão privilegiada do evento. Alguns capricharam na estrutura e contrataram desde serviço de buffet até DJ"s.
A advogada Dinah Carvalho foi uma dessas pessoas. Com a ajuda das duas filhas, uma arquiteta e outra decoradora, Dinah decorou seu apartamento, um duplex com 240 metros quadrados, especialmente para o desfile. Chamei um grupo de 50 pessoas entre amigos, gente do trabalho e familiares. O Carnaval é muito animado em Recife, mas tenho medo da violência das ruas. Por isso, prefiro ver tudo daqui de cima, com conforto, boa comida, afirmou a advogada.
Apesar da concentração ter começado ao meio-dia, o trio-elétrico trazendo Ivete Sangalo, só despontou na avenida Boa Viagem após às 15h30. Simpática, a baiana não perdeu tempo e cantou, em um só fôlego, meia dúzia de sucessos de seu repertório. A estratégia contagiou os foliões que não paravam de pular e repetir os refrões das músicas. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) compareceu ao evento ao lado de políticos e músicos locais.
De acordo com informações do posto de plantão da PM, nenhum incidente grave foi registrado. A maior parte das queixas era de perda ou furto de documentos, celulares e dinheiro. Houve também uma dúzia de detenções temporárias por embriaguez e outras três envolvendo brigas, destacou o tenente Mauro Martins, da PMPE. O balanço total de ocorrências será divulgado amanhã.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



