Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CULTURA

Lançamento do Olojá-Senhor do Mercado celebra Exu e reúne povos de santo

Evento promove 4ª edição de candomblé de rua, que acontece na Feira de São Joaquim Celebração contou com roda de samba de terreiro Celebração contou c

Yan Inácio*

Por Yan Inácio*

18/12/2024 - 6:40 h
Celebração contou com roda de samba de terreiro
Celebração contou com roda de samba de terreiro -

Representantes de 58 povos de terreiro se reuniram nesta terça-feira (17), no Forte da Capoeira, no Santo Antônio Além do Carmo, para o lançamento da 4ª edição do Olojá-Senhor do Mercado, candomblé de rua celebrado na Feira de São Joaquim, que acontecerá em 8 de março de 2025. Com o tema "Exus do Brasil”, o evento ressaltou a importância cultural, espiritual e histórica de Exu, entidade cultuada por adeptos de religiões de matriz africana.

A cerimônia foi marcada pelo primeiro encontro de terreiros Olojá-Senhor do Mercado. Para Anane Simões, presidente da Associação Cultural e Social Olojá Senhor do Mercado, a integração entre os diversos ramos religiosos que cultuam a divindade é uma forma de destacar o acolhimento exercido na celebração.

Tudo sobre Cultura em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"Quando a gente traz esse tema, é justamente para dizer que o Olojá é a casa de todo nós e aqui cabem todas as formas de culto a Exu, com alegria, verdade e afeto. O Olojá 2025 vem com essa mensagem de que precisamos estar juntos para sermos felizes em rede", pontua.

O evento também tem como objetivo desmistificar a imagem de Exu, comumente associada ao diabo cristão. "É um dia muito feliz para nosso povo de santo que sempre enfrenta a discriminação religiosa e o racismo. É um dia de luta e de amor", ressalta o babalorixá da Casa do Mensageiro, Richelmy Esùtobì.

A festa começou em 2022 na Bahia e teve uma edição em Madureira, no Rio de Janeiro, em julho deste ano. Richelmy explica que a meta é projetar o orixá nacionalmente. "Para ano que vem, a gente pensa em fazer em Porto Alegre, em Belém, em Aracaju, enfim, levar Exu para outros estados do Brasil".

O Olojá-Senhor do Mercado 2025 acontece em parceria com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA). A ação faz parte do Projeto Agô Bahia, que busca valorizar as religiões de matriz africana e combater a intolerância religiosa. Presente no evento, o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, frisou a relevância do programa.

"É um projeto em que estimulamos a visitação a terreiros de candomblé, mas com respeito que uma visita a um templo religioso exige. O Olojá, uma festa de todos as nações das religiões de matriz africana, é uma festa da diversidade, onde se saúda o orixá das ruas e dos mercados", disse.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Celebração contou com roda de samba de terreiro
Play

Baiana, filha de Jimmy Cliff e estrela em Hollywood: a vida de Nabiyah Be

Celebração contou com roda de samba de terreiro
Play

Cultura afro ganha destaque com Zebrinha na Bienal Sesc de Dança

Celebração contou com roda de samba de terreiro
Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

Celebração contou com roda de samba de terreiro
Play

Salvador ganha novo espaço para grandes eventos com a inauguração da ARENA A TARDE

x