CULTURA
Marcela Bellas lança EP com sete poemas de Gregório de Mattos
Por Tailana Cruz*

O hábito de ler poesias auxilia nas habilidades cognitivas e de memória, aumento do vocabulário e relaxa, dentre outros diversos benefícios. Para isso, seria interessante que poesias de grandes poetas, como Gregório de Mattos (1636-1696), fossem mais acessíveis. Foi pensando na democratização do trabalho de um dos maiores poetas brasileiros do período do barroco que a cantora Marcela Bellas (@marcelabellas) lança o seu mais novo álbum, intitulado Gregório – Poesia barroca e música baiana – Marcela Bellas com Elas. O EP está disponível nas principais plataformas digitais.
A ideia de fazer um álbum cantando poesias começou em 2016, quando Helson Hart, parceiro musical de Marcela há anos, musicou alguns textos de Gregório que estava lendo na época.
O material encantou a cantora, que decidiu trabalhar com esses versos. No mesmo ano, lançou Danadinha, que aborda questões indígenas em ritmo do pagodão baiano. Depois desse projeto, Bellas decidiu gravar mais músicas e assim montar um álbum completo de poesias cantadas para homenagear o poeta.
“Durante este tempo adaptei (as letras) para a música baiana, música do carnaval, nossa música, para que Gregório tivesse acesso direto ao coração das pessoas e não só à mente, mas ao nosso corpo, através da música. Tem arrocha, pagode, rock, de tudo que é música baiana”, explica.
Para cumprir com a intenção de deixar as músicas mais leves, ela apostou nos ritmos para fazer com que a letra da poesia e a música cheguem de forma democrática a todos os públicos, com pagode, pois, segundo a cantora, o álbum “tem música pra ouvir lavando os pratos, ouvir ‘sextando’ com os amigos”.
“Não é uma letra que vai precisar ler para entender, ela é clara e direta, quero tirar a imagem de Gregório desse lugar tão sério que ele ocupou, do peso do discurso, de ser o ‘boca do inferno’, eu queria um olhar mais leve”, completou.
O álbum conta com as participações das cantoras Nancy Viegas (@nancy.viegas) e Manuela Rodrigues (@manuelarodriguescantora) em todas as sete faixas. Que junto a Marcela trazem leveza e personalidade para reforçar a presença feminina na música.
“Gregório nunca foi tão atual. Ele já falava sobre raças, dogmas religiosos e loucura, assuntos que ainda geram muito debate em nossa sociedade. É um trabalho interessante e único e eu estou sempre dizendo que Gregório não está de brincadeira, não”, constatou.
“A leveza é necessária, estamos vivendo um momento pesado e então precisamos de mudança e trazer esperança. Convidei as duas cantoras maravilhosas para entrarem comigo nos vocais, porque, tanto no canto barroco quanto no axé music, as grandes cantoras vieram dos vocais de outros cantores. Achei que os vocais tinham que ser algo presente neste trabalho”, reafirmou a cantora.
Ao todo, sete músicas compõem o álbum, são elas: Final do Juízo, Salvador Sal, Catarina, A Lira, Numerando Instantes, Veneno com Mel e Vergonha. A faixa Final do Juízo ganhou um videoclipe produzido por Tiana Jones.
O clipe foi ao ar na última semana de abril, dia que aconteceu o lançamento virtual com a participação do dramaturgo, doutor e mestre em artes cênicas João Sanches, falando sobre a obra de Gregório de Mattos.
Tanto o clipe quanto a live de lançamento já estão disponíveis no canal de Marcela no YouTube.
Gravação na cozinha
Quem assina a produção musical do disco é Graco Vieira (@gracovieira), com quem a cantora já trabalhou diversas vezes. “Sempre que tenho oportunidade convido pessoas que admiro para estar ao meu lado. E quando pensei nesse projeto que associo Gregório de Mattos a música baiana, lembrei dele, porque ele já pesquisa em relação a música baiana e achei que ele seria a pessoa que iria traduzir meus sentimentos”, contou Bellas.
Marcela aproveita as redes sociais para fazer a divulgação do seu trabalho e no Instagram já soma mais de 12 mil seguidores. Foi lá também que ela compartilhou vídeos do processo de produção do EP.
Em um dos vídeos, ela mostra a cantora Manuela Rodrigues gravando direto da cozinha da casa de Manuela, pois, por conta da pandemia, era o único lugar seguro para o encontro. Mesmo assim, ambas usaram máscara.
Mas o contato da cantora com o mundo virtual não é de agora. Em 2006, quando lançou seu primeiro álbum, intitulado Leve, ela usou a web para começar a divulgar o seu trabalho.
Não foi diferente do que aconteceu três anos depois, com Será que Caetano Vai Gostar?. O álbum tem como single Alto do Coqueirinho, um dos maiores sucessos de Marcela e que ganhou um clipe disponível no YouTube.
“Eu sou uma apaixonada pelo mundo virtual. Ainda não entendo tudo, mas sou apaixonada. Com a pandemia, as pessoas precisam aprender a fazer algo que eu já fazia antes, que era trabalhar com a distância. Produzir o álbum nesse contexto de distanciamento social foi um desafio, pois precisamos nos adaptar. Foi um momento de descoberta e adaptação”, finaliza.
Para ouvir o EP Gregório – Poesia barroca e música baiana, basta procurar por ‘Marcela Bellas’ nas principais plataformas digitais ou acessar o site (linklist.bio/MarcelaBellas) para acompanhar o trabalho da cantora.
*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes