MÚSICA
‘Mercado Iaô Primavera’ leva música, performances e empreendimento para Ribeira
Na Fábrica Cultural, o evento Mercado Iaô Primavera saúda a chegada da nova estação
Por Elis Freire*
Iaô, palavra de origem Iorubá, denomina filhos de santos no Candomblé que passaram pela iniciação, processo de formação e renascimento espiritual junto a diferentes orixás. O Mercado Iaô traz esse nome para celebrar o caldeirão de diversidade da Bahia, com música, gastronomia e empreendedores criativos que mostram o resultado do incentivo e aprendizado para se recriar como profissionais.
Na Fábrica Cultural, no bairro da Ribeira, o evento Mercado Iaô Primavera saúda a chegada da nova estação com inúmeras manifestações culturais, com foco em artistas de Salvador e do interior do Estado. A cantora Sarajane, a banda Samba da Leoah, Jau, Sambaiana e DJ Belle, artista incentivada pelo programa de empreendedorismo Acelera Iaô, são alguns dos destaques da programação musical que acontecerá em três diferentes palcos, colorindo ainda mais a Cidade Baixa.
Parte da programação do Festival da Primavera 2024, o Mercado Iaô Primavera já está na sua terceira edição. Pensado em 2014 para movimentar a economia criativa das comunidades de Salvador, este ano a união de ritmos, diversidade cultural e premiações de incentivo são a marca deste encontro de ideias em movimento.
“A partir da demanda local, a gente viu a necessidade do fortalecimento do empreendedorismo. Então, surgiu a primeira edição do Mercado Iaô, que completa 10 anos em dezembro. Então, ele veio deste lugar de gerar renda para o território e trazer a cultura de fortalecer a economia criativa”, explica o coordenador Silas Santos.
O produtor cultural reforça também a identidade do evento, que busca dar vazão às atitudes em sociedade, com espaço para empreendodores negros, acolhimento de projetos sociais e empreendedores que pensam a sustentabilidade ambiental no seu ofício. Na música, a união de estilos celebra as possibilidades criativas enquanto artistas.
“O Mercado Iaô é plural, diverso. Tem diversas identidades, diversos ritmos. Mas, a nossa premissa é que o mercado seja para todas as idades, todos os públicos e que gere nas pessoas a sensação e o sentimento de pertencimento a esse espaço. Então, dentro desse lugar, por exemplo, a gente não consegue caracterizar uma única identidade musical porque a gente enxerga a Bahia como um universo. A gente sempre agrega todas as possíveis identidades”, diz.
Sambaxé
Sambaiana será um dos grupos a representar o samba neste domingo a partir das 17h. Recém chegado de apresentação no Rock In Rio no Palco Global Village, a banda formada apenas por artistas mulheres vai levar sua maturidade e aprendizado para o palco Diva Menezes do Mercado Iaô.
Com os vocais de Ju Moraes, o show vai mostrar o álbum mais recente da banda. Lançado este mês, o trabalho traz as canções autorais da banda cantadas ao vivo. O coletivo, com presença nos dias e noites musicais de Salvador, mescla canções autorais com grandes sucessos do samba.
“Vamos cantar as canções que lançamos no nosso álbum ao vivo agora em setembro, uma mescla de músicas autorais e clássicos do samba e da música baiana. Fizemos um linda apresentação no Rock in Rio e agora vamos arrasar no festival, na nossa casa. Queremos levar esperança de que é possível realizar nossos sonhos, nosso coletivo representa a diversidade, a música baiana e a união feminina. Juntas conseguimos tudo!”, afirma Ju Moraes.
O grupo nasceu justamente do desejo de enriquecer a produção cultural local e fortalecer as mulheres no samba. A cantora destaca o quanto Sambaiana tem o espírito do Mercado Iaô. “Nascemos nesse contexto de produção cultural coletiva, somos criadores da economia criativa da cidade. Ficamos muito felizes em estar num lugar que está alinhado ao nosso propósito “, conta.
O Palco Diva Menezes reúne também nomes como Jaú e Sarajane. Já a Praça dos Saveiros começa mais cedo, a partir das 11h30, com Samba da Leoah e Samba Ohana, para fazer o público sambar miudinho. No chamado palco Itinerante, o Mercado Iaô recebe performance de dança com Agatha Simas e o samba junino de Jorge Fogueirão.
Sarajane vai trazer o show em homenagem aos 40 anos da axé music que já rodou diversas cidades da Bahia e Brasil. Umas pioneiras do gênero, sua voz celebrizou hits como A Roda, O Coco, O Vale, Merengue Deboche e outras que estarão presentes no repertório. “Vai ser um show de festa e alegria. Fazer parte deste projeto é maravilhoso. A primavera é uma estação de renovação, e estar entre essas bandas novas é muito bacana, que a gente se mistura e porque são novos fãs que a gente faz”, afirma Sarajane.
“Eu sou aquela menina itapagipana que canta a música baiana na sua essência, onde a gente mistura todas as células rítmicas. Já são 40 anos na música e esta movimentação nova está muito legal, além de que o povo da Cidade Baixa é um público fantástico”, completa a cantora.
Indústria da criatividade
Com empreendedores de diversas áreas, desde vendedores de sapatos a cantores, o público ainda terá a oportunidade de conhecer de perto os produtos e serviços desenvolvidos por eles no Programa Acelera Iaô e na Rede Iaô. As barracas dos expositores ficam disponíveis pelo domingo inteiro, das 10h às 21h,
Ainda no domingo, a Fábrica Cultural receberá a Premiação do Acelera Iaô, programa que tem a proposta de promover os afroempreendedores baianos, por meio do apoio, da qualificação e da aceleração dos negócios criativos. Oito empreendedores serão beneficiados com o Investimento Semente, patrocinado pelo Grupo Carrefour Brasil.
Peças de moda, acessórios, artesanato e objetos de decoração são alguns dos produtos expostos no Galpão das Artes do festival. Além deles, mais de 30 empreendimentos gastronômicos também estarão presentes para contribuir com a movimentação da economia criativa.
“Nós teremos empreendimentos diversos e diferentes empreendedores expondo. Alguns fazem parte da rede de empreendimentos que estão com a gente desde a primeira edição em 2014, mas também haverá novos rostos no Galpão das Artes. Este ano tivemos uma curadoria bem bacana e a gente está muito feliz com o que vai estar sendo exposto aqui neste final de semana e oferecido ao público. Espero que as pessoas possam encontrar aqui essa diversidade e fortalecer o empreendedorismo”, destaca o coordenador Silas Santos.
MERCADO IAÔ PRIMAVERA / Amanhã (29), das 10h às 21h / Fábrica Cultural (Largo da Ribeira, 33 b- Ribeira) / Entrada gratuita
*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes