Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

VITRINE TEATRAL

Mostra traz aos palcos de Salvador espetáculos do 'interior'

Mostra Interior em Cena, do ‘30º Prêmio Bahia Aplaude’, traz produções de Simões Filho, Feira de Santana, Carinhanha, Valença e Uibaí

Por Eugênio Afonso

09/11/2024 - 2:00 h
O Nego Tião
O Nego Tião -

Sotaques, traquejos e costumes arraigados do interior do estado estarão desfilando na capital este mês. É que cinco espetáculos de teatro foram selecionados para participar da Mostra Interior em Cena, do 30º Prêmio Bahia Aplaude, em Salvador. Simões Filho, Feira de Santana, Carinhanha, Valença e Uibaí são as cinco cidades contempladas.

De hoje a 24 de novembro, O Nego Tião, O Sumiço do Galinho Qui Ri Qui Qui, Flor D'água, Mulher Rio, O Theatro da Independência - Se as personagens falassem e Desassossego estarão em cartaz nos teatros Centro Cultural Sesi Casa Branca (Caminho de Areia) e Sesi Rio Vermelho.

A ideia da mostra, que irá promover duas apresentações de cada espetáculo, é incentivar a produção teatral em todo o estado, dar oportunidade para que o público da capital possa prestigiar espetáculos do interior, e a comissão julgadora – atriz e diretora Cristina Leifer, diretor e dramaturgo Djalma Thürler, ator do Bando de Teatro Olodum Jorge Washington, dramaturga e roteirista Luciana Comin e o doutor e mestre em artes cênicas Rodrigo Severo – consiga assistir e indicar (ou não) as peças ao Bahia Aplaude.

Desde 2023, a premiação possibilita que espetáculos do interior concorram nas mesmas nove categorias que as produções da capital. Jorge Albuquerque, produtor e coordenador geral da produtora Caderno 2, explica que o evento já teve uma categoria chamada Espetáculo do Interior.

“Ela indicava e premiava produções das outras cidades apenas nesta categoria. Com a Mostra Interior em Cena, a comissão pode indicar em todas as categorias, representando uma maior participação dos artistas do interior no Prêmio Bahia Aplaude”, explica Albuquerque.

A comissão julgadora precisa assistir todos os espetáculos (capital e interior) – selecionados a partir de critérios artísticos, estéticos, levando em consideração a relevância das temáticas abordadas, entre outros aspectos – até março do ano que vem.

Depois disso, se reúne para escolher os indicados aos prêmios. “Como de costume, revelamos o tema, a direção, as curiosidades do processo criativo e a data (da cerimônia) após o anúncio dos indicados. Aguardem”, revela Jorge, em tom de suspense.

Programação

Direto da cidade de Uibaí, Desassossego, espetáculo híbrido que traz para a cena questões existenciais do ser humano através da poética da natureza, vai ser exibido nos dias 23 e 24, às 20h, no Sesi Rio Vermelho. A peça é livremente inspirada em escritos do poeta português Fernando Pessoa.

Para a atriz Uerla Cardoso, Desassossego – monólogo que marca seus 17 anos de carreira artística – é fruto de pesquisa sobre ancestralidade, corpo, natureza e arte. “Me propus criar uma mescla entre o teatro e a cultura ancestral dos povos originários, deixando reverberar no corpo e na voz minha ancestralidade indígena. Uma mescla entre o mundo onírico e filosófico da poesia, da dança e do teatro”.

“Busco fazer uma leitura criativa e espontânea dos ciclos de nascimento, crescimento, envelhecimento e morte de tudo o que é vivo, de uma forma simbólica, através dos elementos da natureza”, alinhava Uerla, que também assina a direção e é responsável por roteiro e adereços.

Ela diz que poder participar da mostra é um presente, uma forma de dizer que a arte do interior está viva e pulsa.

“Estou muito feliz por ter o privilégio de representar o teatro da região de Irecê, especialmente da cidade de Uibaí. Esta mostra é muito importante para o teatro baiano, pois oportuniza que artistas e grupos interioranos possam vir à capital representar seus territórios”, afirma.

Já o infantojuvenil O Sumiço do Galinho Qui Ri Qui Qui, de Feira de Santana, que tem no elenco Neide Kocca, Elizete Desteffani, Jacy Queiroz e Jailton Nascimento, poderá ser assistido nos dias 16 e 17, às 16h, no Sesi Casa Branca.

O espetáculo conta a história da destemida Sofia, uma menina esperta que está triste por ter perdido o bichinho de estimação. Então, ela resolve sair pelo mundo para encontrá-lo e se depara com personagens que também estão à procura de algo.

“É uma história sobre perdas para crianças e foi escrito por mim com inspiração em canções clássicas do universo infantil. A peça já nasceu premiada porque o texto ficou entre os três finalistas do Prêmio Nacional de Dramaturgia Flávio Migliaccio, no Rio de Janeiro”, conta o diretor e autor do texto, Geovane Mascarenhas.

Mesmo acreditando que a projeção dos espetáculos aconteça mais efetivamente na capital, Mascarenhas reconhece que esta mostra é uma vitrine. “Um fator importante para os espetáculos do interior é que os grupos podem concorrer a qualquer categoria. Isso só era possível aos espetáculos de Salvador”, finaliza Mascarenhas.

A mostra ainda traz O Nego Tião, de Simões Filho, em cartaz hoje e amanhã, às 19h, no Sesi Casa Branca, Flor D’água, Mulher Rio, espetáculo de Carinhanha, que poderá ser visto dias 16 e 17, às 20h, no Sesi Rio Vermelho. E por fim, a peça O Theatro da Independência - Se as personagens falassem, da cidade de Valença, em cartaz dias 23 e 24, às 19h, no teatro do Sesi Casa Branca.

Volta à origem

Depois de décadas como Prêmio Braskem de Teatro, a mais tradicional condecoração de artes cênicas do Estado volta a se chamar Bahia Aplaude, nome que deu origem à premiação há mais de 30 anos. Agora, a festa está sob o comando da Aplaude Produções e coordenação geral da Caderno 2 Produções.

Os demais espetáculos teatrais do circuito soteropolitano podem se inscrever no Prêmio Bahia Aplaude – composto por nove categorias: Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação, Performance e Categoria Especial - até março de 2025. Edital e regulamento no site bahiaaplaude.com.br.

A Mostra Interior em Cena do Prêmio Bahia Aplaude tem patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Mostra Interior em Cena / 9 a 24 de novembro / teatros Sesi Casa Branca e Sesi Rio Vermelho / R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
O Nego Tião
Play

Vai voltar? Solange Almeida revela decisão com a banda Aviões do Forró

O Nego Tião
Play

Halloween X Folclore: Qual a influência dos EUA na cultura brasileira

O Nego Tião
Play

Marrone irrita público do SBT com atitude com Patrícia Abravanel; veja

O Nego Tião
Play

Fim do Carnaval? Tony Salles reage à polêmica: "Precisa se reinventar"

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA