VITRINE TEATRAL
Mostra traz aos palcos de Salvador espetáculos do 'interior'
Mostra Interior em Cena, do ‘30º Prêmio Bahia Aplaude’, traz produções de Simões Filho, Feira de Santana, Carinhanha, Valença e Uibaí
Por Eugênio Afonso
Sotaques, traquejos e costumes arraigados do interior do estado estarão desfilando na capital este mês. É que cinco espetáculos de teatro foram selecionados para participar da Mostra Interior em Cena, do 30º Prêmio Bahia Aplaude, em Salvador. Simões Filho, Feira de Santana, Carinhanha, Valença e Uibaí são as cinco cidades contempladas.
De hoje a 24 de novembro, O Nego Tião, O Sumiço do Galinho Qui Ri Qui Qui, Flor D'água, Mulher Rio, O Theatro da Independência - Se as personagens falassem e Desassossego estarão em cartaz nos teatros Centro Cultural Sesi Casa Branca (Caminho de Areia) e Sesi Rio Vermelho.
A ideia da mostra, que irá promover duas apresentações de cada espetáculo, é incentivar a produção teatral em todo o estado, dar oportunidade para que o público da capital possa prestigiar espetáculos do interior, e a comissão julgadora – atriz e diretora Cristina Leifer, diretor e dramaturgo Djalma Thürler, ator do Bando de Teatro Olodum Jorge Washington, dramaturga e roteirista Luciana Comin e o doutor e mestre em artes cênicas Rodrigo Severo – consiga assistir e indicar (ou não) as peças ao Bahia Aplaude.
Desde 2023, a premiação possibilita que espetáculos do interior concorram nas mesmas nove categorias que as produções da capital. Jorge Albuquerque, produtor e coordenador geral da produtora Caderno 2, explica que o evento já teve uma categoria chamada Espetáculo do Interior.
“Ela indicava e premiava produções das outras cidades apenas nesta categoria. Com a Mostra Interior em Cena, a comissão pode indicar em todas as categorias, representando uma maior participação dos artistas do interior no Prêmio Bahia Aplaude”, explica Albuquerque.
A comissão julgadora precisa assistir todos os espetáculos (capital e interior) – selecionados a partir de critérios artísticos, estéticos, levando em consideração a relevância das temáticas abordadas, entre outros aspectos – até março do ano que vem.
Depois disso, se reúne para escolher os indicados aos prêmios. “Como de costume, revelamos o tema, a direção, as curiosidades do processo criativo e a data (da cerimônia) após o anúncio dos indicados. Aguardem”, revela Jorge, em tom de suspense.
Programação
Direto da cidade de Uibaí, Desassossego, espetáculo híbrido que traz para a cena questões existenciais do ser humano através da poética da natureza, vai ser exibido nos dias 23 e 24, às 20h, no Sesi Rio Vermelho. A peça é livremente inspirada em escritos do poeta português Fernando Pessoa.
Para a atriz Uerla Cardoso, Desassossego – monólogo que marca seus 17 anos de carreira artística – é fruto de pesquisa sobre ancestralidade, corpo, natureza e arte. “Me propus criar uma mescla entre o teatro e a cultura ancestral dos povos originários, deixando reverberar no corpo e na voz minha ancestralidade indígena. Uma mescla entre o mundo onírico e filosófico da poesia, da dança e do teatro”.
“Busco fazer uma leitura criativa e espontânea dos ciclos de nascimento, crescimento, envelhecimento e morte de tudo o que é vivo, de uma forma simbólica, através dos elementos da natureza”, alinhava Uerla, que também assina a direção e é responsável por roteiro e adereços.
Ela diz que poder participar da mostra é um presente, uma forma de dizer que a arte do interior está viva e pulsa.
“Estou muito feliz por ter o privilégio de representar o teatro da região de Irecê, especialmente da cidade de Uibaí. Esta mostra é muito importante para o teatro baiano, pois oportuniza que artistas e grupos interioranos possam vir à capital representar seus territórios”, afirma.
Já o infantojuvenil O Sumiço do Galinho Qui Ri Qui Qui, de Feira de Santana, que tem no elenco Neide Kocca, Elizete Desteffani, Jacy Queiroz e Jailton Nascimento, poderá ser assistido nos dias 16 e 17, às 16h, no Sesi Casa Branca.
O espetáculo conta a história da destemida Sofia, uma menina esperta que está triste por ter perdido o bichinho de estimação. Então, ela resolve sair pelo mundo para encontrá-lo e se depara com personagens que também estão à procura de algo.
“É uma história sobre perdas para crianças e foi escrito por mim com inspiração em canções clássicas do universo infantil. A peça já nasceu premiada porque o texto ficou entre os três finalistas do Prêmio Nacional de Dramaturgia Flávio Migliaccio, no Rio de Janeiro”, conta o diretor e autor do texto, Geovane Mascarenhas.
Mesmo acreditando que a projeção dos espetáculos aconteça mais efetivamente na capital, Mascarenhas reconhece que esta mostra é uma vitrine. “Um fator importante para os espetáculos do interior é que os grupos podem concorrer a qualquer categoria. Isso só era possível aos espetáculos de Salvador”, finaliza Mascarenhas.
A mostra ainda traz O Nego Tião, de Simões Filho, em cartaz hoje e amanhã, às 19h, no Sesi Casa Branca, Flor D’água, Mulher Rio, espetáculo de Carinhanha, que poderá ser visto dias 16 e 17, às 20h, no Sesi Rio Vermelho. E por fim, a peça O Theatro da Independência - Se as personagens falassem, da cidade de Valença, em cartaz dias 23 e 24, às 19h, no teatro do Sesi Casa Branca.
Volta à origem
Depois de décadas como Prêmio Braskem de Teatro, a mais tradicional condecoração de artes cênicas do Estado volta a se chamar Bahia Aplaude, nome que deu origem à premiação há mais de 30 anos. Agora, a festa está sob o comando da Aplaude Produções e coordenação geral da Caderno 2 Produções.
Os demais espetáculos teatrais do circuito soteropolitano podem se inscrever no Prêmio Bahia Aplaude – composto por nove categorias: Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação, Performance e Categoria Especial - até março de 2025. Edital e regulamento no site bahiaaplaude.com.br.
A Mostra Interior em Cena do Prêmio Bahia Aplaude tem patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Mostra Interior em Cena / 9 a 24 de novembro / teatros Sesi Casa Branca e Sesi Rio Vermelho / R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes