ARTES CÊNICAS
Musical Bichos Dançantes se apresenta em Salvador neste sábado
Espetáculo passeia por vários estilos artísticos e envolve teatro, dança e também literatura
Por Eugênio Afonso
Recheado de nomes globais, o musical infantil Bichos Dançantes, que está em turnê pelo país, faz apresentação única em Salvador, neste sábado, 30, às 17h, no Teatro Jorge Amado (Pituba). Artistas conhecidos nacionalmente, como Lucinha Lins, Reynaldo Gianecchini, José Loreto, Mateus Solano, Fernanda Abreu, Gabriel Leone, Tânia Alves, dentre outros, dão voz aos personagens da trama.
O espetáculo é da Focus Cia. de Dança (RJ) com direção, texto, concepção e coreografia do professor, coreógrafo e bailarino carioca Alex Neoral, 42. Conta a aventura de diversos bichos que recebem um desafio de Elisa, uma jabota (jabuti fêmea) que completa 100 anos e quer transformar o aniversário em algo especial e inusitado. Segundo Neoral, o intuito é fazer um espetáculo para crianças de zero a 100 anos. “O mote é a busca pela felicidade. O propósito é mostrar que a felicidade está mais perto do que a gente imagina. Quero levar uma mensagem bonita, de otimismo”.
Para realizar o desejo da jabota centenária, os outros bichos – coelho, cavalo, macaco, cisne, água-viva, peixe, barata, coruja, esperança, galinha, cachorro e passarinho – saem à cata da felicidade e durante a maratona vão se encontrando, se relacionando e dando pistas de onde está a tal da bem-aventurança.
“Não diria que é um musical infantil, mas um espetáculo de dança contemporânea que envolve teatro, dança e também literatura, então ele acaba abarcando muitas artes”, observa Neoral, que começou a dançar aos 15 anos, foi bailarino da Cia. de Deborah Colker e depois decidiu apostar na Focus, da qual é diretor artístico.
Canções originais
Depois de ter estreado em setembro do ano passado no Rio de Janeiro, Bichos Dançantes tem percorrido o país com os artistas da dança Carolina de Sá, Cosme Gregory, José Villaça, Marina Teixeira, Monise Marques, Roberta Bussoni, Vitor Hamamoto e Wesley Tavares no elenco.
A paulista Monise Marques conta que sua personagem, a esperança, é muito pura, brincalhona e bastante distraída.
“Ela e seus amigos passam por lugares muito interessantes durante a jornada e conhecem novos animais, até que ela acaba sendo levada pelo senhor Vento, mas felizmente tudo acaba bem”, relata a dançarina.
Ainda segundo Monise, o espetáculo faz com que as crianças de todas as idades se transportem para um mundo lúdico, mágico e necessário para o desenvolvimento da criatividade, espontaneidade e imaginação.
“Para além disso, o conteúdo dos diálogos dos personagens gera reflexões e temas muito importantes e atuais para serem conversados com as crianças”, finaliza Monise.
Compostas pela dupla TUIM, formada por Felipe Habib e Paula Raia, as músicas têm letras e arranjos originais e foram criadas especialmente para Bichos Dançantes, o primeiro espetáculo infantil da Focus Cia. de Dança.
Com patrocínio da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o musical segue agora para o estado de São Paulo.
Serviço
O quê: Musical infantil Bichos Dançantes
Quando: 30 de abril às 17h (sábado)
Onde: Teatro Jorge Amado (Av. Manoel Dias da Silva, 2177 – Pituba) / Classificação livre
Preço: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes