Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CULTURA

Na Pior em Paris e Londres, de George Orwell, é lançado no Brasil

A Tarde On Line

Por A Tarde On Line

21/07/2006 - 21:31 h

George Orwell relata a experiência radical de viver na pobreza extrema nas cidades de Paris e Londres, no final da década de 20, no livro “Na Pior em Paris e Londres”. O relato foi publicado pela primeira vez em 1933 e mistura jornalismo documental e técnicas literárias da ficção. No dia 24 de julho, a Companhia das Letras lança a obra no Brasil, com tradução de Pedro Maia Soares.



No Brasil, George Orwell é conhecido pelos livros “1984” e “A revolução dos bichos”, dois contos políticas que marcaram época pelas críticas ao totalitarismo dos governos. É também autor de “Dentro da baleia”, que chegou às prateleiras do país pela Companhia das Letras. A obra possui uma prosa de não-ficção e tornou-se um estilo que algumas escolas de jornalismo estudam em alguns países. A maioria de seus ensaios foi escrita nos anos 30 e 40.



Nascido Eric Arthur Blair, em 1903. Aos 19 anos, entra na Polícia Imperial Britânica. Depois, revolta-se com a política colonial e imperialista dos ingleses. Modifica o nome e adota George Orwell. Mudou-se para Paris, onde trabalhou como operário e depois foi para Londres. Lá, trabalhou como professor primário. A partir da experiência em escolas, passa a escrever. Um dos primeiros escritos é "O caminho para Wigan Pier", de 1937. No relato, conta a vida difícil dos trabalhadores do norte da Inglaterra, onde viveu por algum tempo. Antes, já havia produzido "Vencido em Paris e Londres", que ataca o posicionamento dos escritores de sua época.



Assume posturas cada vez mais radicais para defender as classes desfavorecidas economicamente. Em 1937 lutou ao lado pelo Partido Obrero de Unificación Marxista Catalunha, ao lado dos anarquistas socialistas. Foi ferido em campo e retorna para a Inglaterra, onde escreve "Homenagem à Catalunha (também traduzido como "Lutando na Espanha"), em 1938. E é na "Revolução dos Bichos" (1945) que retrata com grande habilidade o totalitarismo e o aburguesamento do regime soviético, que, segundo ele, traiu a revolução de 1917. Morreu em 1950, aos 47 anos.



Na Pior em Paris e Londres

Autor: George Orwell

Editora: Companhia das Letras

Lançamento: 24 de julho

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Baiana, filha de Jimmy Cliff e estrela em Hollywood: a vida de Nabiyah Be

Play

Cultura afro ganha destaque com Zebrinha na Bienal Sesc de Dança

Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

Play

Salvador ganha novo espaço para grandes eventos com a inauguração da ARENA A TARDE

x