CULTURA
Nando Reis traz à Salvador o show de ‘Uma Estrela Misteriosa’
Álbum quádruplo recém-lançado contou com participação de grandes nomes do rock
Por Israel Risan*
Com mais de 40 anos de estrada, Nando Reis continua sendo um dos principais nomes da música brasileira, somando grandes sucessos e projetos que atravessam gerações. Agora ele celebra o maior lançamento de sua carreira, o álbum quádruplo Uma Estrela Misteriosa, projeto que apresenta na noite de amanhã (20), com a passagem da turnê homônima na Concha Acústica. A apresentação acontece a partir das 19h. A cantora Clariana sobe no palco para abertura do show, às 18h30.
Com 30 músicas, sendo 26 inéditas, o projeto marca o maior lançamento da carreira do cantor, após um hiato de oito anos sem lançar material inédito. O álbum também é descrito como uma espécie de autorretrato, que reflete as memórias e experiências pessoais adquiridas ao longo da vida do artista. “Eu creio que tudo que a gente faz acaba sendo um retrato na expressão da vida que levamos, da pessoa que somos. E eu especialmente gosto de escrever sobre aquilo que me emociona, sobre minhas relações pessoais”, conta. Algumas músicas falam explicitamente de sua vida, como é o caso de Daqui por Diante, Desmente e A Tulha, que relatam fatos com muita nitidez e objetividade.
Sobre o desafio de lançar um álbum tão extenso em uma era marcada por mudanças na indústria musical, Nando é enfático ao dizer que o prazer de fazer discos prevalece. “O mercado é dinâmico, mas a forma como faço música, no violão, com papel e caneta, permanece a mesma. O lançamento de 30 músicas pode parecer incomum, mas reflete minha disposição de continuar criativo e atuante”, afirma.
A turnê, além de apresentar as novas composições, traz alguns dos maiores sucessos de Nando Reis. “Sempre que me perguntam qual é a minha profissão, respondo: ‘sou um fazedor de discos’. É o que mais gosto de fazer”, diz ele. Com mais de 40 anos de carreira, Nando destaca que cada álbum é um aprendizado, e Uma Estrela Misteriosa representa a maturidade e a evolução de sua linguagem musical.
O álbum de Nando conta com a colaboração de renomados músicos internacionais, como Peter Buck (R.E.M.), Barrett Martin (Screaming Trees) e Duff McKagan (Guns N' Roses). “Esse disco é um autorretrato, um passeio pelo zoológico cósmico que vai da memória ao sonho, da realidade à utopia. É o resultado de anos de composições e reflexões sobre a vida e a música”, detalha Nando, explicando o caráter pessoal do trabalho.
Segundo ele, essa parceria foi essencial para a concepção do álbum e da turnê. “Eu sempre trabalhei em grupo, e dessa vez não foi diferente. O resultado é uma soma de habilidades, de musicalidades,” diz Nando, destacando a presença de Buck e Martin, que participam junto à banda, Os Infernais, durante a turnê. Essa é a primeira vez que tem dois guitarristas na concepção do arranjo. O processo de gravação também reuniu Os Infernais, além de seu filho Sebastião.
Não só letras e partituras
Além do conteúdo musical, a turnê incorpora ações de sustentabilidade e inclusão. No show de Salvador, por exemplo, a produção implementa medidas como a coleta de resíduos e a confecção local de produtos, buscando minimizar o impacto ambiental dos eventos. “Tenho uma preocupação constante com essas questões, desde o uso consciente de materiais no camarim até a logística dos shows”, comenta o artista.
A inclusão também é uma pauta fundamental da turnê. Nando trabalha em parceria com Vanessa Bruna, idealizadora do projeto “Incluir Pela Arte”, que busca garantir o acesso de pessoas com deficiência aos eventos culturais. “Temos intérpretes de Libras e uma preparação especial para receber o público. Isso é um dever, e espero que outros artistas também adotem essas práticas”, afirma o cantor.
Antes da estrela ascender
Quem abre o show é a cantora baiana Clariana, que promete trazer ao palco da Concha uma performance intimista e envolvente. A cantora ganhou destaque no cenário musical brasileiro com o projeto Amy Reggaehouse, uma homenagem à cantora britânica Amy Winehouse, o que lhe rendeu o título de melhor tributo mundial pela The Winehouse Awards.
Clariana agora explora novas sonoridades em suas composições e está focada em seu trabalho autoral, com o projeto Às Claras, que será parte do repertório.
No show, ela apresentará uma seleção eclética que inclui músicas próprias, parcerias e releituras de clássicos, unindo todas as suas influências e projetos anteriores em uma performance única.
NANDO REIS - UMA ESTRELA MISTERIOSA / Amanhã, 18h / Concha Acústica do Teatro Castro Alves / R$ 200 (1º lote), R$ 120 (meia, 2º lote) / Vendas: Bilheteria Digital, Balcão de Ingressos Bahia (Shopping Barra), bilheteria TCA / Classificação - 16 anos
*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes