Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

VISUAIS

‘Okòtò: Espiral da Evolução’, retrospectiva de Goya Lopes, abre hoje no MAM-BA

Pinturas, gravuras e tecidos percorrem diferentes momentos da carreira de Goya

Redação

Por Redação

09/04/2025 - 10:15 h
MAM Bahia inaugura a exposição “Okòtò: Espiral da Evolução”
MAM Bahia inaugura a exposição “Okòtò: Espiral da Evolução” -

Com 50 anos de carreira e vasta produção, a artista e designer baiana Goya Lopes abre a exposição retrospectiva Okòtò: Espiral da Evolução, hoje, às 17h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA).

A mostra traz pinturas, gravuras e tecidos que percorrem diferentes momentos da carreira de Goya, com obras que remontam à sua formação na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, sua pós-graduação pela Università Internazionale dell'arte de Florença (Itália) e sua consagração como uma referência no design e na arte têxtil brasileira.

Tudo sobre Cultura em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

As obras de Goya estarão expostas nos dois grandes salões expositivos do MAM, além da capela anexa, perfazendo mais de 100 itens. A curadoria é do atual diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC-BA), Daniel Rangel, e do curador Marcelo Campos.

‘Okotô’, termo iorubá que dá nome à mostra, se refere à um movimento em espiral, como o que vemos desde em uma simples concha do mar até ao próprio formato da Via Láctea, galáxia em que se encontra o sistema solar, do qual o planeta Terra faz parte – padrão que se repete na natureza, um movimento que parte de um ponto fixo e se expande em todas as direções.

Na exposição, Goya se apropria do termo para conduzir a narrativa da exposição: a ideia de um movimento contínuo, que une passado, presente e futuro, que revela tanto a potência criativa da artista quanto o impacto de sua obra no imaginário coletivo.

Arte popular

Além das peças artísticas, o público poderá conhecer a influência de Goya em espaços urbanos, nos quais suas intervenções visuais transformam fachadas, mobiliários e ambientes diversos.

O público também poderá apreciar as estampas com cores vibrantes e formas simbólicas que a tornaram conhecida, as quais traduzem narrativas afro-brasileiras e popularizam sua estética em vestuário, objetos e ambientes. Além de 50 catálogos de retalhos, a exposição reúne peças de vestuário, figurinos artísticos e destaques de seu acervo pessoal.

Em artigo publicado no último dia 6, no suplemento dominical Muito, do jornal A TARDE, o artista e articulista Celso Cunha Neto nota que, “à frente de sua geração, Goya Lopes percebeu a importância da arte popular, da cultura regional e global, como fonte de inspiração na renovação do design têxtil baiano, brasileiro e internacional”.

“Goya insere-se e oferece visibilidade às mulheres, principalmente negras, de maneira extremamente bela e elegante, resgatando assim sua dignidade, com estilo requintado e sutil. Goya resgata principalmente sua africanidade, sua ancestralidade”, escreveu Celso.

Exposição “Okòtò: Espiral da Evolução”, de Goya Lopes / Abertura hoje, 17h / Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) / Visitação até 10 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h/ Entrada gratuita

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
MAM Bahia inaugura a exposição “Okòtò: Espiral da Evolução”
Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

MAM Bahia inaugura a exposição “Okòtò: Espiral da Evolução”
Play

Salvador ganha novo espaço para grandes eventos com a inauguração da ARENA A TARDE

MAM Bahia inaugura a exposição “Okòtò: Espiral da Evolução”
Play

Lobão 'incendeia' a Concha com Rock em estado bruto e celebra 50 anos de carreira

MAM Bahia inaugura a exposição “Okòtò: Espiral da Evolução”
Play

VÍDEO: Fernanda Torres chega ao tapete vermelho do Globo de Ouro

x