CULTURA
Pacote de ações visa preservar manifestações culturais de Salvador
Entre as novidades estão equipamentos aos salva vidas e a recuperação da Casa de Yemanjá, no Rio Vermelho
Por Matheus Calmon
Baianas e Filhas de Ghandy recepcionaram o público que compareceu à Casa de Yemanjá da Colônia de Pescadores Z1, no Rio Vermelho, nesta quarta-feira, 31.
Na ocasião, a prefeitura de Salvador anunciou uma série de ações que visam a preservação de manifestações culturais tradicionais da cidade. Conforme apelidado pelo prefeito Bruno Reis, este foi um ato '5 em 1'.
O primeiro ato foi a inauguração da nova sede da casa de Yemanjá da casa de pescadores. Há cerca de um mês, em dezembro, o espaço foi alvo de criminosos, que arrombaram e reviraram a Casa.
Entre as novidades da restauração, o espaço ganhou novos forro, iluminação e parte elétrica. O segundo ato foi o lançamento do edital de salvaguarda da festa de Iemanjá, que terá investimento de R$ 100 mil para requalificação de sete barcos da colônia Z1.
Além do trabalho dos pescadores, as embarcações são elementos cruciais em eventos tradicionais, à exemplo da festa de Yemanjá, que têm presentes entregues graças a estes veículos.
O terceiro ato foi a assinatura do decreto de registro especial que considera patrimônio imaterial os mestres carpinteiros navais, profissionais que recuperam embarcações como as das festas de Iemanjá e bom Jesus.
Na mesma ocasião foi celebrada a parceria entre a fundação Gregório de Matos e a Associação Egbé Axé, liderada por mãe Diana de Oxum, que terá investimento de R$1 milhão. O valor deverá possibilitar diversas ações, incluindo o plano de salvaguarda da festa de Iemanjá e outras que visam preservar o patrimônio imaterial da cidade.
Por fim, foram entregues 8 novos jetskis para possibilitar o cuidado da orla da cidade, ajudando, inclusive, a entrega do presente na sexta-feira, 2. Também foram entregues quadriciclos que serão utilizados pelos salva vidas.
Em conversa com o Portal A Tarde, o prefeito Bruno Reis pontua que as vésperas de eventos importantes para a cidade, tem sido frequente anúncios e entregas relevantes pela gestão municipal.
"Investimentos expressivos, entregas importantes para a cidade, tem todo um simbolismo, um momento importante, a véspera das festas de Iemanjá. Já está tudo pronto aqui no Rio Vermelho, já fizemos toda a manutenção da área, já ordenamos os ambulantes, já reforçamos a iluminação, está toda a equipe pronta para trabalhar, para atuar, e eu tenho certeza que vai ter uma grande festa na sexta-feira".
Reis pontuou que, com os investimentos, a gestão impulsiona o turismo e, por tabela, a economia da cidade.
"Não tenho dúvidas que sexta-feira, com a chegada dos presentes que nossa rainha do mar possa ser presenteada, milhares de visitantes, turistas, vêm dos quatro cantos da Bahia, do Brasil, até gente de fora, devido a importância histórica, cultural, por todo o simbolismo que tem essa festa, que é patrimônio imaterial. Então, uma festa, uma das mais tradicionais da nossa cidade, que é a festa de manjar a nossa rainha do mar".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes