CULTURA
Pacote de CDs e DVD revive rap americano dos anos 90
Por Agência Estado
Alguns dos nomes mais importantes do rap americano dos anos 90 estão reunidos no pacotão da Death Row Records, que inclui seis CDs e um DVD e acaba de ser lançado pela gravadora Trama. Nele, o denominado Gangsta Rap está muito bem representado pelas estrelas da gravadora, como Dr. Dre, no CD The Chronicle"; o falecido Tupac Shakur (ou simplesmente 2Pac), Snoop Doggy Dogg e Dr. Dre, entre outros, em Gangsta Luv e Gangsta Rap"; novamente 2Pac, no disco 10 Anos sem 2Pac"; além das trilhas sonoras de Gang Related - Wild Wild West, estrelado por James Belushi e 2Pac, e Above the Rim.
Sediada em Los Angeles, a lendária Death Row (em bom português, Corredor da Morte) construiu uma trajetória controversa, com um casting de rappers que mais faz lembrar uma famigerada gangue de bandidos, pelo histórico de suas estrelas e seus fundadores: Dr. Dre, pioneiro no gênero Gangsta, e o nada bonzinho Suge Knight, que estava preso até pouco tempo atrás. Além dos delitos que constam em sua ficha criminal, Suge é suspeito da morte do rapper Notorious Big, em 1997, em represália ao assassinato de 2Pac, rapper descoberto por ele. Nessa sociedade, Dr. Dre figura como o visionário, o cara que deu uma reviravolta no rap, inovando na sonoridade e tirando a dureza das letras politizadas. Sempre foi melhor produtor do que rapper propriamente dito. O tipo de som que criou foi muito imitado.
Uma das grandes baixas de sua gravadora veio com o assassinato de 2Pac em 1996, em circunstâncias para lá de estranhas. O rapper estava no auge e, naquela época, curtia o sucesso de seu álbum duplo, All Eyes on me, considerado o mais bem-sucedido lançamento da Death Row. Entre tantas histórias ainda nebulosas, há quem diga que o rapper Christopher Biggie Smalls Wallace, principal nome da gravadora Bad Boy Records (rival em potencial da Death), também tenha sido morto para pagar o homicídio de Tupac.
O CD 10 Anos sem 2Pac, que faz parte desse pacotão da Trama, é uma coletânea dos maiores sucessos do astro do hip-hop mundial, incluindo Me Against The World, All Eyes on Me e Califórnia Love. Além da bandidagem que corre solta no meio Gangsta, o teor das letras não é nada, digamos, edificante. É um festival de exaltação ao uso de drogas, ao machismo e à violência. E o gênero arrecada muita grana, sobretudo na terra do Tio Sam.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes