MUSEU DE ARTE MODERNA
Poeta e compositor Capinan será homenageado pela Literatur
Evento acontece no MAM entre os dias 26 a 28 de maio
Nos dias 26 a 28 de maio, no Museu de Arte Moderna (MAM), acontece a primeira edição do Literatur – Circuito Literário da Bahia, homenageando o poeta, compositor e músico José Carlos Capinan. A programação está prevista para começar às 17h na quinta e sexta-feira e no sábado as 9h30, o acesso é gratuito.
Capinan, nascido em Esplanada/Entre Rios (BA), completou 81 anos no posto de um dos letristas mais combatentes da música popular produzida no Brasil a parti da década de 1960. Além de ser Imortal da Academia de Letras da Bahia, ele se destacou como ativista do movimento negro dirige o Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira – MUNCAB, no Centro Histórico de Salvador desde sua inauguração em 2011.
Dentre outros clássicos do MPB, o dono do Ponteio, Soy loco por ti, América, Gotham City, Movimento dos barcos e Papel maché, iniciou sua vida Universitária no ano de 1960, matriculando-se na UFBA, para cursar direito.
Em 1963, escreveu a peça Bumba Meu Boi, musicada por Tom Zé e em 1964, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde deu inicio ao curso de Medicina e as parcerias que marcaram a história da MBP.
O “Inquissitorial”, de 1966, com capa em xilogravura de Calazans Neto, foi o seu primeiro e mais expressivo livro de poemas, e foi considerado, juntamente com Torquato Neto um dos mais importantes compositores da Tropicália, produzindo show de Gal Costa, Macalé e Luiz Gonzaga. Seus poemas foram musicados e suas canções interpretadas por grandes amigos e admiradores da sua arte, entre eles Tom Zé, Jão Bosco, Elis Regina, Nara Leão e etc.
O evento é promovido pela Mais Ações Integradas e com o apoio do Governo do Estados por meio da Bahiatursa e conta com apresentações musicais, recitais, lançamentos de livros, contação de histórias e mesas de conversas sobre diferentes temas ligados a proposta da Literatur. Ramon Cruz, Cássia Vale, Hugo Canuto, Luana Souza e Aldri Anunciação falará sobre sua experiência literária nas mesas que acontece nos três dias e na grade shows de Alexandre Leão, Pedro Pondé e Paroano Sai Milhó.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes