Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
26/09/2024 às 3:00 - há XX semanas | Autor: Da Redação

CULTURA

‘Primavera dos Museus 2024’ movimenta diversas instituições

Tema desta iniciativa nacional, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)

Imagem ilustrativa da imagem ‘Primavera dos Museus 2024’ movimenta diversas instituições
-

Iniciada nesta terça-feira (25), a Primavera dos Museus 2024 entra em seus dias mais quentes a partir de hoje, com o fim de semana já mais próximo. Este ano, o tema desta iniciativa nacional, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), é ‘Museus, Acessibilidade e Inclusão’.

Um destaque é DEF Contexto, em cartaz no Museu de Arte da Bahia (MAB), que reúne obras de três artistas baianos com deficiência: Gustavo Reis, Devid Monteiro e Jefferson Carvalho, cujas criações refletem os desafios diários relacionados a barreiras físicas, sociais e emocionais, sensibilizando o público sobre a importância da acessibilidade e inclusão.

Marcelo Lemos, diretor geral do IPAC, diz que pretende discutir e abordar o tema mais vezes. “Discutir temas como acessibilidade e inclusão por meio desta exposição é extremamente significativo. Dar visibilidade a artistas com deficiência não apenas reforça que a arte deve ser acessível a todos, mas também promove uma reflexão essencial”.

Pola Ribeiro, diretor do MAB, acrescenta: “Demonstra nosso compromisso com a inclusão e a diversidade. Conhecer artistas com diferentes experiências de vida é valorizar o poder transformador da arte e fortalecer a necessidade de um mundo mais acessível”.

Gustavo dos Reis, artista com autismo, é uma das vozes centrais de DEF Contexto e compartilha como a arte desempenha um papel vital em sua vida. “Amo a arte mais do que tudo, é o que me mantém vivo”, afirma o artista.

Dêivide Monteiro, artista com deficiência visual e Jeferson Carvalho, artista com deficiência física, também expressam seus desafios cotidianos, trazendo referências pessoais ao longo da exposição. Suas criações são permeadas por vivências carregadas de simbolismo e significado, e nos convidam a enxergar a vida através de seus olhares.

A segunda exposição em destaque é O Jardim de Luís Dias, do artista plástico Paulo Coqueiro. A mostra estabelece uma conexão entre o passado e o presente de Salvador, em diálogo com peças bibliográficas do acervo do MAB. A curadoria da exposição é de Isabel Gouvêa, com texto crítico assinado por Priscila Miraz.

A mostra faz uma crítica à paisagem urbana de Salvador, destacando a fragmentação da cidade e seus contrastes estruturais. Além disso, explora a herança colonial portuguesa e suas consequências na segregação social e espacial presentes na cidade. Luís Dias, considerado o primeiro arquiteto brasileiro, é lembrado como o Mestre de Obras responsável pelos planos de urbanização da cidade.

MAC, Casa do Benin e além

Além dessas duas exposições, há muitas outras mostras e atividades. O MAC (Museu de Arte Contemporânea da Bahia) destaca a Virada MAC_Bahia Ano 1, celebrando o primeiro ano de funcionamento da instituição. Serão 36 horas ininterruptas de exposições, performances, shows, oficinas, e visitas guiadas. Começa às 10h do sábado (28) e segue até as 22h do domingo (29). Um dos pontos altos é o show do grupo IFÁ Afrobeat, sábado à noite.

A Casa do Benin oferece, até o sábado, sempre às 14h, uma visita guiada, na qual se pode apreciar as obras colecionadas pelo antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger e a exposição temporária Retratos de um Espaço Tempo, de Samara Paiva.

Diversas outras instituições, como o Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Geológico, Memorial Mãe Menininha do Gantois, Museu Carlos e Margarida Costa Pinto, Biblioteca Central dos Barris e Projeto Tamar (Praia do Forte) estão com programações especiais. Vale a pena conferir.

Assuntos relacionados

Primavera dos Museus 2024

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Primavera dos Museus 2024

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Primavera dos Museus 2024

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Fim do Carnaval? Tony Salles reage à polêmica: "Precisa se reinventar"

Play

É oficial! Tony Salles anuncia carreira solo e garante: "Realizado"

Play

Atraso de trio, circuito lotado e alegria marcam Parada LGBT+

Play

Bate leque: comércio de produtos LGTQIA + aquece vendas na Barra

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA