MÚSICA
Projota reflete conturbada passagem pelo BBB 21 em novo trabalho
Disponível em todas as plataformas digitais, EP foi produzido em diferentes momentos de comoção para o músico
Por Victor Hernandes*
Muitas emoções, sentimentos e sensações marcam o EP A Saída Está Dentro, do rapper Projota. O disco com onze faixas apresenta um novo lado do artista, que não era muito visto em seus trabalhos anteriores: suas emoções de forma intensa nas faixas. Disponível em todas as plataformas digitais, o EP foi produzido em diferentes momentos de comoção para o músico.
Mesmo já tendo apresentado suas experiências em trabalhos anteriores, neste atual projeto o músico traz fortes emoções do que vivenciou recentemente. De acordo com Projota, a carga emocional neste álbum é um pouco maior e mais forte do que de costume.
“Meu trabalho sempre foi muito biográfico, já costumava expor meus problemas e o que vivi. Porém, sinto que pela intensidade do ano passado, com um turbilhão de acontecimentos em minha vida, tudo acabou sendo mais à flor da pele. Minha vida ficou escancarada, um livro totalmente aberto. Estou cantando sobre as coisas que senti e que as pessoas viram desta vez. É uma experiência nova para mim e para quem escuta o meu som”, destaca.
Além de suas emoções e vivências, o artista contou também no EP sobre seus sentimentos de perdas, como o falecimento de sua avó na mesma época de produção do disco. Acontecimento esse que influenciou bastante em composições mais acentuadas no álbum.
“Durante o processo de produção do disco, perdi a minha avó, que era minha mãe, me criou desde os sete anos. Tudo isso influenciou muito forte no ponto de escrever muitas letras em meio a lágrimas. A banda tocou os arranjos de forma muito emotiva”, diz o cantor.
Recomeço
Outro ponto abordado por Projota em A Saída Está Dentro é sobre a volta às origens. Para o músico, o processo de transformação e evolução que ele passou são algumas das questões que permearam sua nova fase.
“Sinto que este álbum é para a gente retornar ao começo quando necessitar. Precisamos saber o caminho de casa. Tudo que aconteceu comigo no ano passado serviu para abrir meus olhos e coração para aceitar alguns fatos que precisava trabalhar e transformar dentro de mim. A gente só se transforma quando olhamos para dentro, a luz no fim do túnel apontava para dentro de mim mesmo”, percebe.
Outra novidade e recomeço do rapper é que neste novo projeto, grande parte dos singles foi produzida de forma natural, com uma banda, em estúdio. Diferente de seus trabalhos anteriores, no atual disco, Projota foi acompanhado por uma grande banda.
“Foi uma das experiências mais legais que já fiz na vida. Criar junto é muito diferente. Dessa vez a gente fez tudo junto, foi bonito de ver desabrochando. Nos unimos com estes músicos, só gente boa mesmo. Passava uma intenção que estava sentindo e simplesmente era traduzida no teclado e outros instrumentos. A gente tinha uma base e escrevia em cima daquilo ali”, explica o músico.
Voando em conjunto
O single Pássaros, primeiro do EP, concentra as emoções e sentimentos de Projota para sua esposa. No videoclipe, o cantor além de colocar sua voz na canção, também atua na produção audiovisual. Escrita no período de pré-confinamento para a vigésima primeira edição do Big Brother Brasil, a composição expressa à história e os desafios enfrentados por ele e sua companheira.
“Na época que criei essa canção, estava com saudades da minha vida e da minha esposa. Pensei em tudo o que a gente já passou e no quanto ela me ajudou no meu processo de transformação. Eu era um pássaro que voou e viu de tudo, mas o que passei não se compara com a sensação que tive quando pousei com a minha esposa. A gente dividiu essa possibilidade de voar juntos, igual aos pássaros, pois voar juntos é muito melhor”, declara o rapper.
Nesta faixa, o cantor tem ainda a participação da jovem vocalista Lourena, que também canta e participa do videoclipe dirigido por Rafa Costakent.
Outra participação de destaque do EP é a do cantor Nando Reis. Com o ex titã, Projota gravou o single Homens de Bem, realizando o sonho de cantar com um de seus maiores ídolos. A faixa indaga e alerta sobre o falso moralismo no Brasil em diferentes setores.
“A gente fez uma canção bastante necessária, especialmente neste momento político em que estamos vivendo. A música denuncia esse falso moralismo muito presente na nossa sociedade. Traz muitos problemas sociais e bandeiras que a gente levanta sempre, a favor do feminismo, contra a homofobia e pelo direito das pessoas viverem suas vidas, independente de quem seja. Essa música veio em um momento cirúrgico, fala muito sobre esse ano de eleição”, afirma Projota.
Já Ladrão de Estrelas, composição gravada em parceria com a banda Melim, também foi escrita por Projota no confinamento do BBB no ano passado.
“Vi que essa canção é muito a cara deles. Essa música ainda vai fazer muito barulho, vamos fazer videoclipe mais pra frente e ela ainda vai crescer bastante. Só no meu lançamento ela já é uma das músicas mais tocadas no meu Spotify atualmente”, aposta o artista.
O cantor gravou ainda com o amigo das antigas Fernandinho Beatbox a música O Hype. Em 20 anos de carreira, Projota coleciona diversos troféus, premiações e recordes no seu segmento musical. O EP A saída está dentro marca um novo momento na carreira do cantor – já disponível nas plataformas de streaming.
*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes