Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MÚSICA

Show ‘Bahia Blues’ reúne punhado de feras na busca das interseções entre o blues e a capoeira

A linguagem da fusão

Israel Risan*

Por Israel Risan*

18/02/2025 - 5:00 h
Vandex
Vandex -

Uma fusão entre o rock, o blues e os toques tradicionais da capoeira regional. Essa é a proposta do projeto Capoeira Jazz, idealizado pelo músico e produtor Vandex (nome artístico de Evandro Botti, ex-membro da mítica banda Úteros em Fúria nos anos 1990).

A ideia é criar um encontro musical entre a tradição afro-brasileira e a linguagem contemporânea do rock no evento Bahia Blues 2025, que acontece nesta quinta-feira (20), no SESI Rio Vermelho. A apresentação também será transmitida ao vivo pelo site www.vandex.tv, exclusivo para assinantes.

Tudo sobre Cultura em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

No show, os músicos vão explorar as conexões históricas e musicais entre essas expressões. Para Vandex, a base africana presente no blues e na capoeira foi um ponto de partida natural. “Tanto o blues como a capoeira carregam uma herança africana. No blues, essa tradição se manifesta de maneira melódica, enquanto na capoeira predomina o ritmo”, explicou o produtor.

O evento é resultado de um processo de composição que ocorreu de maneira espontânea, durante ensaios e sessões de gravação. O espetáculo conta com a participação de músicos reconhecidos no cenário independente, como Nancyta, Morotó Slim, Paulinho Oliveira, Mauricio Chastinet, Edni Deway, Carlos Veiga Filho e Danilo Arcodaci, além da banda Beelzeblues, base do show.

O guitarrista Eric Assmar será o convidado especial da noite. Filho do pioneiro do blues na Bahia, Álvaro Assmar, Eric leva ao palco sua experiência consolidada no gênero e sua trajetória acadêmica, que inclui o título de Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A escolha dos artistas seguiu um critério alinhado à proposta de convergência entre estilos. “Todos os convidados trazem, em suas vivências, elementos tanto do rock quanto do jazz e do blues”, destacou Vandex.

O produtor também mencionou a influência de Raul Seixas como referência para o diálogo entre gêneros musicais distintos. “Raul já fez isso com Mosca na Sopa e Let Me Sing. Estamos seguindo essa receita antropofágica", pontuou.

A participação de Eric Assmar reforça a identidade híbrida do projeto. O guitarrista, vencedor do Prêmio Caymmi de Música como melhor instrumentista em 2015, ressaltou o caráter inovador do evento. "Essa junção rítmico-melódica é super inovadora. Vou tentar trazer esse balanço brasileiro nos meus improvisos", afirmou. Assmar também destacou a importância de técnicas como o bend de guitarra (técnica na qual levanta-se ou abaixa-se a corda do instrumento para chegar em outra nota), que permite inserir as chamadas blue notes, frequentes no blues e no jazz.

O repertório foi construído a partir de arranjos inspirados nos toques tradicionais da capoeira. As composições são instrumentais e utilizam guitarras, percussão e outros elementos característicos das rodas de capoeira, recontextualizados com a linguagem do blues e do rock. A proposta é manter o respeito à tradição ao mesmo tempo em que se experimenta novas possibilidades sonoras.

Desafio musical

A relação entre o rock baiano e a capoeira não é inédita, mas o Capoeira Jazz se propõe a dar continuidade a essa tradição sob uma nova perspectiva. Para Vandex, essa conexão tem potencial para renovar o cenário musical local. “A música baiana tem perdido espaço na indústria do entretenimento. Nosso projeto pretende trazer novidades efetivas”, afirma.

Eric Assmar vê o Bahia Blues 2025 como uma oportunidade para ampliar o diálogo entre estilos.

“Eu já lido com essa tradição do rock e do blues desde criança por causa do meu pai (Álvaro Assmar). Acho o projeto sensacional e quero poder trazer minha bagagem musical, sobretudo nos meus improvisos e solos de guitarra”, afirmou o músico.

“Me empolguei com esse desafio pelo seu caráter inovador. Acho que o público vai adorar o resultado, vou me esforçar muito em unir esses elementos, e assim acho que teremos uma grande festa musical única”, completa.

O evento também se insere no contexto mais amplo das manifestações afro-brasileiras na música popular. O uso de elementos da capoeira, como o berimbau e os toques característicos, reforça a ligação histórica entre essas expressões. A estrutura rítmica será a base para improvisos e interações entre os músicos durante o show.

A convergência entre rock, blues e capoeira no Bahia Blues 2025 propõe uma reflexão sobre as conexões culturais entre Brasil e Estados Unidos, marcadas pela diáspora africana.

A apresentação é voltada para um público interessado em novas experiências musicais. Os ingressos custam R$ 20, com gratuidade para assinantes do site oficial.

A expectativa é atrair espectadores curiosos sobre as possibilidades de interação entre tradição e modernidade.

Para o futuro, os planos de Vandex são de ampliar o alcance da proposta e permitir que o público conheça as intersecções entre a música afro-brasileira e a tradição do blues norte-americano em novas edições, além da produção de material documental.

“Queremos repetir o evento anualmente e produzir materiais audiovisuais para a internet”, conclui Vandex.

Bahia Blues 2025 / Com Eric Assmar, Vandex, Beelzeblues, Nancyta, Morotó slim, Paulinho Oliveira, Mauricio Chastinet, Edni Deway,Carlos Veiga Filho e Danilo Arcodaci / Quinta-feira (20), 22h / Varanda do SESI (Rio Vermelho) / R$ 20

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Vandex
Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

Vandex
Play

Salvador ganha novo espaço para grandes eventos com a inauguração da ARENA A TARDE

Vandex
Play

Lobão 'incendeia' a Concha com Rock em estado bruto e celebra 50 anos de carreira

Vandex
Play

VÍDEO: Fernanda Torres chega ao tapete vermelho do Globo de Ouro

x