CULTURA
Susana Vieira faz curta participação em Paraíso Tropical
Por Agencia Estado
Azar no amor, sorte na profissão. Traída pelo marido e excluída do carnaval da Grande Rio, Susana Vieira experimentou momentos de inferno astral no último mês. O clima de folia, porém, parece ter devolvido a ela o entusiasmo, algo que lhe será bem necessário para pisar em Paraíso Tropical - trama que substitui Páginas da Vida a partir do próximo dia 5. Reservada para o papel principal da próxima novela de Aguinaldo Silva, a veterana participa apenas dos primeiros capítulos da história de Gilberto Braga. ?Agora eles ficam guardando a gente para as novelas, tenho horror disso. Parece que estão colocando você dentro de uma gaveta?, diz ela.
Apesar da maré baixa, Susana não desce do salto. Ao contrário: sua auto-estima anda nas alturas. ?Quando eu quero ver um bom trabalho na televisão, vou lá e revejo A Sucessora (novela de 1978, escrita por Manoel Carlos, com Susana como protagonista). A personagem era tão boazinha, tão delicadinha, que nem acredito que aquela lá na tela sou eu. Vê como eu sou boa atriz??, brinca.
Com 64 anos de idade e 44 de TV - 37 deles como contratada da TV Globo - Susana Vieira continua em plena atividade. E fecha o sorriso quando o assunto é aposentadoria, hipótese levantada por um repórter durante a coletiva de lançamento de Paraíso Tropical, na semana passada. ?Parar de trabalhar? Só se eu estivesse aleijada. E mesmo assim, eu jogaria vôlei na cadeira de rodas. Não sei por que me perguntam isso!?, indigna-se.
O sorriso só volta ao rosto de Susana quando a conversa é sobre carnaval. Fora da Sapucaí, ela não comenta o desempenho da novata Grazzi Massafera. Esta, talvez por nervosismo, acabou tropeçando no meio da avenida. ?A minha alegria é a mesma, o que conta não é a fantasia. Se fosse, teria me afundado no ano passado. Aquela foi a mais feia das fantasias! As pessoas não vão ao sambódromo para ver a roupa, elas vão para ver a Susana. Não estou sendo convencida. Li isso no jornal outro dia, finalmente alguém da imprensa foi gentil comigo. Não agüento mais falar sobre minha história com o Marcelo.?
Aceitar o convite de Gilberto Braga é um ato de amizade. Os dois se conhecem há muitos anos, antes mesmo da estréia dela na TV. Além disso, Susana garante que o trabalho também é uma fonte de alegria e um meio para concretizar seus sonhos de consumo. ?Quando estou envolvida com uma novela não dá tempo para ficar sonhando, imaginando coisas. Vocês sabem como são os salários da Globo ... Eu trabalho em tudo de bacana que me aparece para poder ter tudo o que eu quero. Não existe uma só coisa que eu quis ter e não pude comprar. Tudo o que desejo, eu tenho. No caso de Paraíso, eu só lamento não poder fazer a novela inteira, já que a história é muito bacana.?
Na trama de Gilberto Braga, Susana vive Amélia, dona de um bordel em Marapuã. Logo nos primeiros capítulos, o público vai vê-la em uma cena inflamada, com muita discussão e gritaria, dessas que a atriz se habituou a encenar nos últimos anos. Quando suas ?meninas? são despejadas do bordel, Amélia arma um barraco com Osvaldo (Otávio Augusto), o dono do local. De quebra, ela é também a mãe adotiva da mocinha da história, Paula (Alessandra Negrini). Para tirar a personagem de cena, Gilberto Braga escreveu um ataque cardíaco. É também nesta cena que Amélia revela não ser a mãe legítima de Paula.
Como a personagem de Susana terá vida breve em Paraíso Tropical, não haverá tempo para romances. ?No geral, não posso reclamar das personagens no que se refere à vida amorosa delas. Lembra de Senhora do Destino (2004)? Tinha lá o Wilker (José) e o Mayer (José) a meus pés. Quase sempre é assim, tem dois homens na novela brigando por mim. Obrigada, autores! Você elevam a minha auto-estima com isso!?, agradece. A julgar pela segurança emocional da atriz, a tática funciona mesmo.
Folhetim de Carnaval
Ao ver a Grande Rio passar pela Sapucaí, Susana Vieira não se conteve e caiu no choro. Habitué na avenida, ela ficou de fora da folia após uma discussão com o presidente da escola. Em seu lugar, desfilou Grazzi Massafera, a Thelminha de Páginas da Vida. Esta, por sua vez, já declarou que "deveria tomar um banho de sal grosso" para espantar a inveja. Não se referiu diretamente à veterana, mas o recado serve. Afinal, em sua estréia no sambódromo, a loira acabou tropeçando e caindo em plena avenida. Foi também durante o Carnaval que Susana colocou um ponto final na história sobre seu romance com Marcelo Silva. Pela primeira vez desde o rompimento, apareceu em público de mãos dadas com ele, anunciando o perdão.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes