CULTURA
TikTok é acusado de violar regras de privacidade de crianças
Por Da Redação

Popular entre crianças e adolescentes, o aplicativo TikTok está sendo acusado de violar regras de privacidade de seus usuários. A denúncia é de um grupo de organizações de defesa da privacidade.
O grupo apresentou nesta quinta-feira, 14, uma queixa a Federal Trade Commission (agência independente de defesa do consumidor nos EUA) alegando que a plataforma violou um decreto de consentimento e uma lei que protege a privacidade das crianças na internet.
O Center for Digital Democracy, o Campaign for a Commercial-Free Childhood e outros grupos dizem que o TikTok não tirou do ar todos os vídeos feitos por crianças, como concordou em fazer sob um acordo de consentimento com a FTC anunciado em fevereiro de 2019. À época, a agência havia dito que o TikTok sabia que crianças menores de 13 anos usavam o aplicativo e eles não possuíam o consentimento dos pais para coletar seus nomes, endereços de e-mail e outras informações pessoais.
Mas, segundo as organizações de defesa da privacidade, o TikTok falhou em excluir informações pessoais sobre usuários com 13 anos ou menos, conforme prometido como parte do acordo de consentimento.
“Descobrimos que o TikTok atualmente tem muitos usuários com menos de 13 anos de idade e muitos deles ainda têm vídeos de si mesmos que foram enviados em 2016, anos antes do decreto de consentimento”, dizem na denúncia.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes