Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CULTURA

Um estrangeiro em meio a lendas orientais

Por João carlos Sampaio

02/09/2008 - 11:18 h | Atualizada em 02/09/2008 - 11:34

A grande atração da aventura O Reino Proibido (Forbidden Kingdom, 2008) é o encontro de dois astros chineses, Jet Li e Jackie Chan, que fazem carreira em Hollywood protagonizando fitas de artes marciais. A dupla aparece junta pela primeira vez no cinema, sob a direção do cineasta Rob Minkoff, conhecido pelo filme Mansão Mal-Assombrada.

O protagonista da fita, entretanto, é o jovem ator Michael Angarano, que interpreta um rapaz transportado para a China antiga, recurso que ajuda a aproximar a película do público adolescente, principal alvo dos produtores, num projeto que tem todos os atributos para freqüentar as sessões vespertinas da televisão.

A trama de O Reino Proibido, criada a partir de roteiro de John Fusco (autor de Mar de Fogo), também cheira a matinê. A história se inspira na lenda do Rei Macaco (no original, Sun Wukong), que ganhou projeção com o sucesso do romance chinês Jornada ao Oeste, publicado no Brasil pela Editora Conrad.

A ação começa nos Estados Unidos, apresentando o personagem de Michael Angarano (de Superescola de Heróis), como um adolescente nova-iorquino aficionado por kung fu. Com pouco tempo morando no bairro, o rapaz ainda não teve condição de fazer amigos. Conta apenas com a simpatia de um velho asiático (papel de Jakie Chan), dono de uma loja em Chinatown, onde o garoto aparece para comprar filmes de luta.

Secretamente, o personagem de Chan mantém um antigo bastão que desperta o interesse de bandidos interessados em alcançar o suposto poder que a peça possui. Os criminosos tentam usar o adolescente como ferramenta para ludibriar o comerciante asiático, mas antes que isso aconteça, ele descobre tudo e pede ao garoto que entregue o artefato ao verdadeiro dono.

LENDA – O jovem é transportado através de um portal no tempo e vai parar no tal Reino Proibido do título, onde deverá cumprir a recomendação do velho. Para tanto, vai contar com a ajuda de um poeta bêbado (de novo, Jackie Chan), que vai explicar o significado do bastão. O recurso serve para o público travar contato com a lenda do Rei Macaco.

Segundo a lenda, há 500 anos atrás o lutador imortal conhecido como Rei Macaco (vivido pelo ator Jet Li) enfrentou o Guerreiro de Jade, que respondia pelo governo do Reino Proibido. Vítima de um subterfúgio, o personagem de Jet Li foi tocado pela magia e se transformou em pedra, mas, antes, atirou o seu bastão mágico para outra dimensão.

De acordo com a profecia, somente a aparição de um forasteiro poderá trazer o artefato de volta e libertar o Rei Macaco do feitiço. Não é difícil imaginar o que se segue, muito menos supor que o herói vivido por Michael Angarano irá passar por uma iniciação para se tornar um bravo g u e r re i ro .

O Reino Proibido remete diretamente a fitas como Karatê Kid, especialmente no que se refere ao treinamento do jovem forasteiro. Além da sua preparação, o filme aproveita o tema para apresentar muitas lutas coreografadas, inclusive o esperado confronto entre Jackie Chan e Jet Li. Tudo previsível e sem o estofo de um tratamento mais aprofundado à cultura oriental. Entretenimento descartável para acompanhar a pipoca.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Lobão 'incendeia' a Concha com Rock em estado bruto e celebra 50 anos de carreira

Play

VÍDEO: Fernanda Torres chega ao tapete vermelho do Globo de Ouro

Play

Web resgata Claudia Leitte trocando hit de Saulo: "Canto pra Javé"

Play

Tony Salles confirma primeiro ensaio de verão; saiba detalhes

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA