Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CULTURA

Um estrangeiro em meio a lendas orientais

João carlos Sampaio

Por João carlos Sampaio

02/09/2008 - 11:18 h | Atualizada em 02/09/2008 - 11:34

A grande atração da aventura O Reino Proibido (Forbidden Kingdom, 2008) é o encontro de dois astros chineses, Jet Li e Jackie Chan, que fazem carreira em Hollywood protagonizando fitas de artes marciais. A dupla aparece junta pela primeira vez no cinema, sob a direção do cineasta Rob Minkoff, conhecido pelo filme Mansão Mal-Assombrada.

O protagonista da fita, entretanto, é o jovem ator Michael Angarano, que interpreta um rapaz transportado para a China antiga, recurso que ajuda a aproximar a película do público adolescente, principal alvo dos produtores, num projeto que tem todos os atributos para freqüentar as sessões vespertinas da televisão.

Tudo sobre Cultura em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A trama de O Reino Proibido, criada a partir de roteiro de John Fusco (autor de Mar de Fogo), também cheira a matinê. A história se inspira na lenda do Rei Macaco (no original, Sun Wukong), que ganhou projeção com o sucesso do romance chinês Jornada ao Oeste, publicado no Brasil pela Editora Conrad.

A ação começa nos Estados Unidos, apresentando o personagem de Michael Angarano (de Superescola de Heróis), como um adolescente nova-iorquino aficionado por kung fu. Com pouco tempo morando no bairro, o rapaz ainda não teve condição de fazer amigos. Conta apenas com a simpatia de um velho asiático (papel de Jakie Chan), dono de uma loja em Chinatown, onde o garoto aparece para comprar filmes de luta.

Secretamente, o personagem de Chan mantém um antigo bastão que desperta o interesse de bandidos interessados em alcançar o suposto poder que a peça possui. Os criminosos tentam usar o adolescente como ferramenta para ludibriar o comerciante asiático, mas antes que isso aconteça, ele descobre tudo e pede ao garoto que entregue o artefato ao verdadeiro dono.

LENDA – O jovem é transportado através de um portal no tempo e vai parar no tal Reino Proibido do título, onde deverá cumprir a recomendação do velho. Para tanto, vai contar com a ajuda de um poeta bêbado (de novo, Jackie Chan), que vai explicar o significado do bastão. O recurso serve para o público travar contato com a lenda do Rei Macaco.

Segundo a lenda, há 500 anos atrás o lutador imortal conhecido como Rei Macaco (vivido pelo ator Jet Li) enfrentou o Guerreiro de Jade, que respondia pelo governo do Reino Proibido. Vítima de um subterfúgio, o personagem de Jet Li foi tocado pela magia e se transformou em pedra, mas, antes, atirou o seu bastão mágico para outra dimensão.

De acordo com a profecia, somente a aparição de um forasteiro poderá trazer o artefato de volta e libertar o Rei Macaco do feitiço. Não é difícil imaginar o que se segue, muito menos supor que o herói vivido por Michael Angarano irá passar por uma iniciação para se tornar um bravo g u e r re i ro .

O Reino Proibido remete diretamente a fitas como Karatê Kid, especialmente no que se refere ao treinamento do jovem forasteiro. Além da sua preparação, o filme aproveita o tema para apresentar muitas lutas coreografadas, inclusive o esperado confronto entre Jackie Chan e Jet Li. Tudo previsível e sem o estofo de um tratamento mais aprofundado à cultura oriental. Entretenimento descartável para acompanhar a pipoca.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

Play

Salvador ganha novo espaço para grandes eventos com a inauguração da ARENA A TARDE

Play

Lobão 'incendeia' a Concha com Rock em estado bruto e celebra 50 anos de carreira

Play

VÍDEO: Fernanda Torres chega ao tapete vermelho do Globo de Ouro

x