CULTURA
"Um impulso muito grande para nós", diz Daniela sobre Itamar Vieira Jr
Cantora comentou sobre a produção cultural do Nordeste
A cantora Daniela Mercury marcou presença na Bienal do Livro Bahia neste domingo, 28. A artista falou sobre sua carreira como compositora e comentou sobre a necessidade de representações dos povos indígenas na literatura.
"A gente precisa falar sobre a importância da demarcação das terras indígenas. As pessoas conhecem muito pouco sobre a cultura dos Pataxós, dos Tupinambás", começou a cantora.
De acordo com Daniela, essa falta de visibilidade provoca um esquecimento das raízes indígenas presentes na Bahia. "Historicamente falamos mais sobre a negritude, pelo menos nesses últimos cinco anos, pela questão da luta contra o racismo, e a gente esquece que também é indígena", continuou.
A artista comentou sobre a dificuldade que produções nordestinas tem de alcançar o grande público e aproveitou para elogiar o escritor Itamar Vieira Jr. "O Nordeste tem mais dificuldade de chamar a atenção para tudo o que faz. Mas olhar Itamar Vieira Jr., com todos seus prêmios, ele é um impulso muito grande para todos nós", pontuou.
Por fim, Mercury comentou sobre o papel de autores baianos na construção de uma Bahia mais real dentro da literatura. "É como se inventassem uma Bahia que não é a gente que inventa. Precisamos continuar a inventar a gente, um olhar dos baianos", defendeu.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes