CULTURA
VMB 2008 consagra o som emo da banda NX Zero

Por Chico Castro Jr., do A TARDE
No que depender dos espectadores da MTV, a moda emo ainda deve demorar um pouco de passar. Considerada a mais popular banda do estilo, a paulista NX Zero confirmou o favoritismo e levou para casa os três principais prêmios do VMB 2008: Artista do Ano, Hit do Ano e Melhor Videoclipe (com a música Pela Última Vez, nas duas categorias; veja vídeo).
Estranhamente, negaram o rótulo ao subir no palco para receber o último prêmio: “Emo é o caralho!“, vociferou Di Ferrero, vocalista. Antes disso, ele ainda teve que se desvencilhar da desconhecida vocalista do grupo Bonde do Rolê que, mesmo recém-admitida na banda, não aceitou a derrota, gritando e dando chiliques em rede nacional.
Vaias e balões – Patacoadas à parte, a MTV realizou mais uma premiação que parecia oscilar o tempo todo entre caótica e divertida. Marcos Mion, o apresentador, chegou ao palco pendurado em balões de gás, no melhor estilo padre-voador. Logo no início, Ben Harper e sua banda, The Innocent Criminals, mandaram bem, tocando uma música do repertório do cantor, que, em seguida, recebeu Vanessa da Mata para cantarem juntos o mega hit Boa Sorte / Good Luck.
A boa performance de Harper, sua banda e Vanessa ressaltou ainda mais o vexame absoluto que foi a apresentação da hypada banda inglesa Bloc Party, que fez duas músicas no mais descarado dos playbacks.
Visivelmente desorientado, o vocalista Kele Okereke chegou a cair no fosso, no meio de uma música, o que só evidenciou ainda mais a lambança. Resultado: saíram vaiados e ainda foram alvo de chacota de praticamente todo mundo que subiu no palco depois deles.
Quem fez bonito foi o comediante Marcelo Adnet, que, acompanhado do seu companheiro Kiabbo, fechava todos os blocos do programa imitando celebridades e comentando os premiados.
A baiana Pitty, que concorria a três prêmios, levou só um: Melhor Show. Mais adiante, subiu no palco com os conterrâneos da Cascadura para homenagear a banda Úteros em Fúria, uma grande influência para ambos.
Chimbinha – Em Web Hit do Ano, a vencedora foi a infame Dança do Quadrado. O anão que aparece no clipe da música foi na mosca em seu agradecimento: “Nesta eleição, vamos votar conscientes. Senão, enquanto a gente dança no quadrado, eles botam no nosso redondo!”
Na categoria Revelação, levou a banda Strike, um desagradável cruzamento do estilo emo do NX Zero com a marra do Charlie Brown Jr.
Na votação Banda dos Sonhos, feita ali na hora e aberta apenas aos artistas na área VIP, os nomes de Pitty e Japinha (baterista do CPM 22) tiveram de ser limados, já que foram eleitos nos últimos quatro anos seguidos.
Resultado: Marcelo D2 (visivelmente enfadado e se fazendo de doidão) no vocal, Chimbinha, da banda Calypso, na guitarra, e os Paralamas Bi e Barone, no baixo e bateria. Como seria de se esperar, o resultado foi pífio, com D2 improvisando qualquer bobagem sobre uma base genérica executada pelos músicos.
Outro momento esperado foi a estréia da Nove Mil Anjos, que reúne Júnior (ex-Sandy & Júnior, bateria), Peu (ex-Pitty, guitarra), Champignon (ex-Charlie Brown Jr., baixo) e o desconhecido Perí (vocal). Três egos enormes disputando espaço e um novato nervoso querendo se firmar não poderia dar outra: zoeira quase incompreensível no palco e uma estréia pouco promissora.
Diante deles, até a apresentação conjunta do Fresno com os sertanejos Chitãozinho & Xororó parecia mais harmoniosa.
Lista dos vencedores do MVB 2008
Artista do ano: NX Zero
Melhor artista internacional: Paramore
Artista revelação: Strike
Aposta MTV: Garotas Suecas
Hit do ano: NX Zero, Pela última vez
Show do ano: Pitty
Melhor videoclipe: NX Zero, Pela última vez
Webhit do ano: Dança do quadrado
Veja o clip da música Pela última vez, do grupo NX Zero
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



