CULTURA
Yacunã Tuxá assina maior arte vertical de Salvador em homenagem às mulheres indígenas
Pintura de 52 metros valoriza cultura indígena no centro da capital baiana
Por Bianca Carneiro

Foi finalizada com sucesso a maior arte vertical já realizada em Salvador: um mural de 52 metros assinado pela artista indígena Yacunã Tuxá, integrante do povo Tuxá da Aldeia Mãe, localizada no norte da Bahia. A intervenção integra a 4ª edição do Projeto Mural – Movimento Urbano de Arte Livre, e agora marca de forma imponente a paisagem da capital baiana, no entorno da Avenida Sete de Setembro e do Orixás Center.
A arte de Yacunã agora integra o circuito de galerias a céu aberto promovido pelo Projeto Mural, que vem ocupando muros e empenas com obras de artistas contemporâneos, especialmente ligados a questões sociais, culturais e identitárias.
Arte como presença e resistência

O megamural celebra as mulheres indígenas como guardiãs do bem viver, destacando o papel fundamental que exercem em suas comunidades. A obra carrega forte simbolismo ancestral e representa, em larga escala, a beleza, a resistência e a presença contínua dos povos originários nos grandes centros urbanos.
“Cada traço dessa pintura carrega a força da minha ancestralidade. Ocupamos esse espaço com arte, com luta e com memória. É um grito visual que diz: estamos aqui, seguimos vivos, seguimos criando”, afirma Yacunã Tuxá.
Um marco histórico no centro de Salvador

A curadoria é da jornalista e produtora cultural Vanessa Vieira, idealizadora do Projeto Mural. Para ela, a obra é um marco não apenas estético, mas também social e político:
“Realizar um projeto de arte pública com a maior empena artística de Salvador no coração da cidade é um marco cultural. Esse mural não é só um símbolo visual, é um chamado ao diálogo entre passado, presente e futuro, reafirmando Salvador como uma cidade plural”, destaca Vanessa Vieira.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes