Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MÚSICA

Yayá Massemba leva show ‘De Umbigo a Umbigo’ ao Pelô

Criada em 2018, a Yayá Massemba é composta por seis musicistas

Por Grazy Kaimbé*

09/11/2024 - 3:00 h
Yayá Massemba
Yayá Massemba -

Diretamente do Vale do Capão, na Chapada Diamantina, a banda baiana Yayá Massemba realiza o penúltimo show da turnê do EP De Umbigo a Umbigo na Arena do Teatro Sesc Senac Pelourinho, hoje, às 20h. O show integra a programação da Mostra Sesc de Artes Aldeia Pelourinho e contará com a participação especial da Mestra de Samba Chula Joseane.

Criada em 2018, a Yayá Massemba é composta por seis musicistas: Aline Silveira (percussão e voz), Ana Tomich (violão e voz), Edy Albuquerque (percussão), Ive Farias (voz e surdo), Keilla Calmon (pandeiro) e Priscilla Oliveira (cavaquinho e voz). A sonoridade do grupo é inspirada no samba do Recôncavo Baiano e em ritmos afro-brasileiros, com o uso de pratos, faca, atabaque, palmas e elementos da capoeira e dos terreiros de candomblé.

Em setembro de 2023, a banda lançou o EP De Umbigo a Umbigo, que dá nome a um dos singles e conta com a participação de mulheres de diferentes gerações que são referências no samba, como Dona Aurinda do Prato e Nega Duda. “Essas mulheres têm uma trajetória muito maior do que a nossa, e se não fosse por elas, não estaríamos aqui. Em cada território que visitamos, buscamos criar essa troca com outras mulheres que também realizam um trabalho de valorização do samba”, comenta Ive Farias, cantora da banda.

Com cinco faixas, o EP inclui três canções autorais: Enegrecer, Bambeia e De Umbigo a Umbigo, que mergulham nas raízes do samba baiano, como o samba chula e o samba de roda. Os arranjos utilizam o violão de sete cordas, cavaquinho, prato e faca, atabaque, palmas, agogô e berimbau, aproximando-se das tradições da capoeira e do candomblé.

Música, representatividade

Ive, integrante da banda desde a formação, vê a apresentação da Yayá Massemba no Pelourinho como um convite para o público vivenciar a força do samba feminino e das tradições afro-brasileiras em uma noite de celebração cultural e resistência. “O show será interativo, com uma mistura envolvente entre composições autorais e releituras do samba baiano, cheia de dança, brincadeira e muita interação com o público”, celebra a cantora.

Em todos os shows da turnê, a banda convidou uma referência do samba para enriquecer o espetáculo, e em Salvador não será diferente. A banda subirá ao palco com a participação especial da Mestra Joseane, sambadeira e baiana de acarajé. Fundadora do grupo Samba Chula Filhos de Oyò, Joseane já instruiu mais de 30 mulheres nos passos do samba chula e no toque das tabuinhas, tradicionais palmas de madeira.

“A participação da Mestra Joseane é um grande acontecimento. Ela traz um axé único. Como mestra na tradição do samba chula, a presença dela será marcante e especial”, destaca Ive.

A banda também busca dar visibilidade à produção criativa de mulheres como cantoras, instrumentistas e compositoras, além de promover encontros entre diferentes gerações do samba.

“Esse recorte de gênero que o Yayá Massemba promove é fundamental e está na linha de frente do nosso trabalho. Faltam espaço, apoio, valorização e recursos para as mulheres no samba. O Yayá Massemba nasceu como um espaço de fortalecimento, onde decidimos nos profissionalizar para levar nosso trabalho adiante”, afirma a musicista.

Próximos passos

Além das apresentações da turnê, a banda presenteará os fãs com o lançamento do videoclipe da música De Umbigo a Umbigo, que será lançado no dia 15 de novembro no Vale do Capão, na Chapada Diamantina, como parte da programação do Festival Paraquedas.

Gravado no próprio Vale do Capão, o videoclipe retrata o laço entre gerações de mulheres nativas da Chapada – um elo entre avós, mães e filhas, que se ensinam a viver e a preservar os saberes de sua linhagem. No filme, três trios de mulheres representam três fios de linhagens matriarcais que se cruzam, se espelham e se trançam, nos lembrando que “toda vó é uma avó, toda mãe é uma mãe, toda neta é uma neta” de um povo e um lugar.

Com direção de Lis Schwabacher, roteiro de Laura Franco e produção executiva da própria banda, este é o primeiro videoclipe do grupo. No dia 20 de novembro, haverá uma exibição do clipe seguida de bate-papo, e para encerrar o evento, uma roda de samba promete fechar o lançamento com chave de ouro.

A turnê da Yayá Massemba será finalizada no Centro Cultural São Paulo (CCSP), no dia 26 de novembro. Além da Bahia, a banda passou por outros estados, como Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro, levando sua música e suas raízes afro-brasileiras para diversos públicos.

Yayá Massemba: show ‘De Umbigo a Umbigo’ / Participação da Mestra Joseane / Hoje, 20h / Arena do Teatro Sesc Senac Pelourinho / R$ 30 e R$ 15

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Yayá Massemba
Play

CARDE: Museu une inovação, cultura e história automotiva brasileira

Yayá Massemba
Play

Vai voltar? Solange Almeida revela decisão com a banda Aviões do Forró

Yayá Massemba
Play

Halloween X Folclore: Qual a influência dos EUA na cultura brasileira

Yayá Massemba
Play

Marrone irrita público do SBT com atitude com Patrícia Abravanel; veja

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA