Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA DO MAR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ECONOMIA DO MAR

Bahia é o próximo estado do País a ter um Cluster Naval Tecnológico

Anúncio da criação do grupo foi feito durante o II Fórum Nacional de Economia do Mar

Por Joana Lopo

21/06/2024 - 14:52 h
Gabriel Calzavara, vice-presidente da FIERN no II Fórum Nacional de Economia do Mar
Gabriel Calzavara, vice-presidente da FIERN no II Fórum Nacional de Economia do Mar -

A Bahia é o próximo estado brasileiro a ter um Cluster Naval Tecnológico. O anúncio foi feito pelo presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia, Antônio Gobbo, durante o II Fórum Nacional da Economia do Mar, que ocorreu na Fieb, nesta quinta-feira (20). O cluster é uma iniciativa que reúne empresas, instituições de pesquisa e órgãos governamentais com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico no setor marítimo, gerando oportunidades de negócios e desenvolvimento econômico para o setor.

Durante o evento, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Gabriel Calzavara, que também é empresário, presidente e conselheiro do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte, disse que é preciso fortalecer a indústria naval e incrementar a competitividade brasileira no cenário global para promover um desenvolvimento econômico sustentável e eficiente.

“Precisamos ter uma cultura oceânica, um ecossistema de prosperidade”, destacou. “Temos que difundir o Cluster Naval. O Nordeste não pode perder esse momento de oportunidades de negócios. É preciso olhar para essa realidade como nordestino e concentrar nossas ações para buscar integração com países africanos, por exemplo.”

Outra iniciativa voltada para o mar apresentada no fórum foi da Acelen, que planeja investir US$ 2,4 bilhões em projetos de produção de combustíveis renováveis na Bahia. “Temos uma relação muito grande com a Baía de Todos-os-Santos e, com os novos projetos, participação ainda maior nesse hub.”

Além disso, o evento destacou as potencialidades de uso de Inteligência Artificial para desenvolvimento de projetos diversos, como no caso de produção de energia eólica offshore. A partir da utilização de IA, é possível analisar padrões de vento, correntes marítimas e outras condições ambientais para identificar os melhores locais para instalação de turbinas eólicas.

A manutenção preditiva, possibilitada pela análise de dados em tempo real, assegura que os equipamentos operem com máxima eficiência e mínimo tempo de inatividade.

Patrocínio

Logo da SEBRAE Logo da BELOV Logo da ACELEN Logo da CONCESSIONÁRIA PONTE SALVADOR ITAPARICA Logo da CODEBA Logo da FIEB
Logo da WWI

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Cluster Naval economia do mar tecnologia

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA