Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA DO MAR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
21/06/2024 às 15:04 - há XX semanas | Autor: Joana Lopo

ECONOMIA DO MAR

Cluster do RJ aponta caminhos para expansão do setor na BA

Associação sem fins lucrativos é apontado como “farol de inovação e desenvolvimento” para a economia do mar

II Fórum Nacional de Economia do Mar
II Fórum Nacional de Economia do Mar -

A criação de grupos específicos para impulsionar o desenvolvimento da economia do mar foi tema amplamente discutido por renomados palestrantes durante o II Fórum Nacional da Economia do Mar. Entre os cases de sucesso apresentados esteve o do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, apontado como “farol de inovação e desenvolvimento” para a economia do mar.

Sob a liderança do contra-almirante da reserva Walter Lucas da Silva, o Cluster Tecnológico é uma associação civil de empresas sem fins lucrativos, ou seja, independente dos governos. O grupo tem como propósito o desenvolvimento das atividades econômicas relacionadas ao mar a partir da cooperação de seus associados. “Nosso objetivo é fazer com que a associação resulte em prosperidade econômica para os associados e toda a sociedade”, explica.

Fundado em 2019, o Cluster estabeleceu cinco setores principais de atividades econômicas: Construção e Reparo Naval, Descomissionamento e Reciclagem de Embarcações, Serviços Marítimos, Exploração de Recursos Renováveis e Não-renováveis do Mar, e Defesa e Segurança. Essa abordagem abrangente reflete a ambição de criar um ambiente próspero e favorável aos negócios relacionados ao mar, em parceria com empresas, governo e academia, consolidando o conceito da Tríplice Hélice.

Recentemente, o Cluster tem promovido seminários, participado de exposições e facilitado rodadas de negócios para seus associados. Além disso, a associação tem conduzido estudos e promovido iniciativas legislativas, como a elaboração de um anteprojeto de lei para a reciclagem de embarcações, que se tornou lei no Estado do Rio de Janeiro (Lei Estadual nº 10.028/2023).

Outras iniciativas incluem apoio à descarbonização do transporte marítimo, em colaboração com a Organização Marítima Internacional (IMO), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

"O Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro ainda busca a expansão de mais empresas para os diversos setores da economia do mar, visando ao incremento de negócios com outros Clusters marítimos no País e no mundo”, destaca Silva.

As perspectivas, portanto, são ambiciosas, incluindo a colaboração com o governo federal para estabelecer um conceito brasileiro para a economia do mar e a sua inclusão na matriz produtiva nacional, o que tem sido chamado de “PIB do Mar”. Dessa forma, o Cluster está preparado para contribuir significativamente para o Planejamento Espacial Marinho (PEM), essencial para o desenvolvimento sustentável do setor no Brasil.

“O Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, com sua visão integrada e inovadora, não apenas promete um futuro próspero para a economia marítima brasileira, mas também se posiciona como um modelo de cooperação e desenvolvimento sustentável em escala global”, pondera o contra-almirante.

Patrocínio

Logo da SEBRAE Logo da BELOV Logo da ACELEN Logo da CONCESSIONÁRIA PONTE SALVADOR ITAPARICA Logo da CODEBA Logo da FIEB
Logo da WWI

Assuntos relacionados

Cluster Naval desenvolvimento sustentável economia do mar inovação

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Cluster Naval desenvolvimento sustentável economia do mar inovação

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Cluster Naval desenvolvimento sustentável economia do mar inovação

Publicações Relacionadas

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA