Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA DO MAR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
20/06/2024 às 19:49 • Atualizada em 20/06/2024 às 21:14 - há XX semanas | Autor: Da Redação

ECONOMIA DO MAR

Fórum de Economia do Mar encerra com saldo positivo na Bahia

O evento teve como tema o “Planejamento Espacial Marinho” e reuniu especialistas de todo o país

Imagem ilustrativa da imagem Fórum de Economia do Mar encerra com saldo positivo na Bahia
-

O II Fórum Nacional de Economia Marítima chegou ao fim na tarde desta quinta-feira, 20, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), e abordou estratégias fundamentais para o desenvolvimento econômico e sustentável do mar. Especialistas de todo o país se reuniram para abordar os meandros do segmento na Bahia e no Brasil.

Com o tema o “Planejamento Espacial Marinho”, o representante das Ciências para Oceano do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Roberto de Pinho, chamou a atenção para uma necessidade de inclusão de mulheres, comunidades e toda a sociedade. “Não podemos mais aceitar a ciência paraquedas, que cai em um lugar, coleta dados e vai embora sem qualquer interação. O que precisamos é de uma ciência transformadora”.

No mesmo painel, o vice-almirante, Antônio Carlos Soares Cambra, Comandante do 2º Distrito Naval, também falou sobre a importância estratégica do PEM para a segurança nacional e o desenvolvimento sustentável das atividades marítimas. “Trata-se de um processo público de análise e alocação da distribuição espacial e temporal das atividades humanas em áreas marinhas, a fim de alcançar objetivos específicos para o desenvolvimento nestas áreas. Pode ser entendido como um instrumento multissetorial público, que organiza o uso compartilhado e eficiente dos mares, prezando pela sustentabilidade e soberania”.

Palestraram, ainda, o diretor da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), André Sochaczewski, que falou sobre como os projetos navais podem ser alinhados com as práticas de planejamento espacial marinho para otimizar o uso dos espaços do mar, e o diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Alexandre Mello, que destacou os desafios e oportunidades da mineração submarina dentro do contexto do planejamento espacial.

O quarto e último painel do fórum, fechado com chave de ouro, abordou o tema “Navegando Pelos Oceanos”. O painel contou com palestras do presidente da Carbono 14, José Roberto Caldas Pinto (Zé Pescador), que contou a história da startup, que atua na recuperação e corais na Baía de Todos os Santos, Ilha de Maré e entorno.

Além do diretor de serviços offshore da Belov Engenharia, Juracy Gesteira Vilas-Bôas, que falou sobre a trajetória da empresa e sua atuação na economia do mar e o navegador e fundador da Belov Engenharia, Aleixo Belov, um homem do mar com mais de uma década de experiência nas águas globais, que compartilhou com sabedoria como a navegação pode ser aplicada para navegar com sucesso e sustentabilidade no mercado marítimo baiano e brasileiro.

Patrocínio

Logo da SEBRAE Logo da BELOV Logo da ACELEN Logo da CONCESSIONÁRIA PONTE SALVADOR ITAPARICA Logo da CODEBA Logo da FIEB
Logo da WWI

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA