Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PESQUISA

17,1% das pessoas negras sentem 'desespero' ao lidar com gastos

Levantamento com mais de duas mil pessoas levanta o debate sobre 'dismorfia financeira'

Por Da Redação

28/11/2023 - 14:15 h
Pesquisa mostra relação das pessoas com os gastos cotidianos
Pesquisa mostra relação das pessoas com os gastos cotidianos -

Uma pesquisa feita pelo Will Bank com mais de 2 mil pessoas negras e brancas, entre 18 e 40 anos, de raças e classes sociais diferentes em todas as regiões do país, mostrou que 17,1% das pessoas negras mencionaram “desespero” ao lidar com gastos cotidianos, como compras de supermercado do mês, contas de consumo de água, luz e moradia. Já as pessoas brancas relataram “tranquilidade”.

Em um cenário com 8,3 milhões de desempregados e 78% das famílias endividadas no país, não é surpreendente que a vida financeira desperte emoções. De acordo com a pesquisa, 90% dos entrevistados não conseguem comprar tudo o que necessitam e não possuem reservas para o futuro. O estudo também aponta que 71% das pessoas sentem que os outros obtêm facilmente o que eles conquistam com esforço.

Ótica racial

Em relação ao comportamento de consumo nos últimos 12 meses, 39,6% das pessoas brancas disseram ter procurado formas alternativas de aumentar a renda, enquanto 33,9% das pessoas negras atrasaram o pagamento da conta. Já 33,6% das pessoas negras disseram não conseguir fechar as contas do mês ou terem dificuldade de deixar as contas em dia, o percentual é de 24,2% para brancos.

Um percentual de 13% de pessoas brancas afirmaram que conseguiram comprar tudo o que queriam no dia-a-dia. O número cai para 7,1% na população negra. Metade dos brasileiros que se autodeclaram negros disse ter tantas contas em atraso que é quase impossível gerenciá-las.

Abismo

Apenas 10,5% das mulheres negras e pardas da classe D e E se referem à própria situação financeira com palavras positivas. Por outro lado, entre homens brancos de classe alta, este índice sobe para 58,1%. Enquanto 24,2% das mulheres destas classes sociais usam a palavra “desespero” para lidar com gastos cotidianos - como compras de supermercado do mês, contas de consumo de água, luz e moradia -, o número é de apenas 0,6% para o grupo de homens brancos de alta renda. A palavra “tranquilidade” aparece em 32,9% das respostas deles, ante 7,2% delas.

Sobre gastos que envolvem maior desembolso ou parcelamento dos bens, como compra de celular ou eletrodoméstico novo, entrada ou parcelas mensais de uma moto ou outro bem parecido, o sentimento mais popular entre eles é de tranquilidade (17,2%), seguido de satisfação (13,5%), enquanto para elas é desespero (13,7%) e tristeza (13,6%).

Enquanto 54,2% das mulheres negras e pardas da classe D e E afirmam que não conseguem fechar as contas do mês ou tem muita dificuldade de deixar as contas em dia, ante apenas 8,4% dos homens brancos de classe A e B; 32,9% do grupo que se encontra no topo da pirâmide afirma que compra tudo o que precisa, sobra e planeja para o futuro, o percentual é de apenas 7,2% para elas.

O que é dismorfia financeira?

“Dismorfia financeira” é o termo que dá nome a pesquisa feita pelo banco digital. O estudo aborda os impactos socioemocionais da relação dos brasileiros com as finanças, e mostraram que o destaque não está relacionado à falta de dinheiro, mas à falta de pertencimento.

O conceito faz uma associação a um fenômeno psicológico chamado de dismorfia corporal, que se refere ao desejo incessante de mudar algo em si por causa de padrões estéticos impostos pela sociedade. A correspondente financeira afeta a maneira como as pessoas se enxergam em relação ao dinheiro, influenciando a forma como as pessoas se comportam consomem.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Desigualdade Racial dismorfia financeira vida financeira

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Pesquisa mostra relação das pessoas com os gastos cotidianos
Play

Saiba detalhes do complexo eólico de R$3 bilhões inaugurado na Bahia

Pesquisa mostra relação das pessoas com os gastos cotidianos
Play

Chefe Dani Façanha mostra como fazer siri de forma sofisticada

Pesquisa mostra relação das pessoas com os gastos cotidianos
Play

Shopping abre às 6h e recebe grande movimento em Salvador; veja

Pesquisa mostra relação das pessoas com os gastos cotidianos
Play

Feira Baiana de Agricultura Familiar terá produtos de diversas regiões

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA