TRIBUTAÇÃO
45% dos proprietários de veículos da Bahia já quitaram o IPVA
Estado tem uma frota de 2,69 milhões de automóveis habilitados ao pagamento
Por Fábio Bittencourt
Até às 14h55 de ontem, pouco mais de 1,2 milhão de proprietários de veículos na Bahia haviam quitado o IPVA 2024, ou 45% dos condutores. O estado tem uma frota de 2,69 milhões de automóveis habilitados ao pagamento da taxa, com o ano de fabricação a partir de 2010. Carros com mais de 15 anos são isentos – apenas do IPVA. Ao todo, são 5,1 milhões de veículos registrados no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran).
Dos 1.208.846 de condutores com o IPVA pago, 927.813 (76,71%) estão também com o licenciamento anual integralmente saldado. É que o IPVA está contido no licenciamento, que contém ainda o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (DPVAT), e eventuais multas por infração.
Quase 32% dos contribuintes (385.077) realizaram o desembolso com 15% de desconto, na data de 7 de fevereiro. Para o diretor-geral do Detran no estado, Rodrigo Pimentel, o índice é considerado “satisfatório”.
“A Bahia é um dos estados com a condição de pagamento mais favorável para o condutor no país. Aqui, até 30 de julho pode-se rodar com o licenciamento 2023”, disse Pimentel.
O diretor-geral ressaltou, contudo, que o Detran não efetua blitz para “cobrança” do documento pago, mas que o foco da fiscalização é a alcoolemia e outras irregularidades, ou itens de segurança. “O objetivo é sempre a garantia da segurança no trânsito”, afirmou.
Ontem, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) divulgou comunicado “alertando” os motoristas para as datas de vencimento do tributo em junho. Segundo a nota, donos de automóveis de placas com finais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 possuem prazos terminando neste mês.
Proprietários de veículos com placas de finais 7 e 8 podem quitar o imposto em cota única com 8% de desconto até os dias 27 e 28/06, respectivamente. Outra opção é pagar a primeira das cinco cotas do IPVA sem desconto.
Já os donos de automóveis com placas 5 e 6 que dividiram o encargo em cinco vezes precisam quitar a segunda cota até 27 e 28 de junho, respectivamente.
Vence também neste mês a terceira cota para os proprietários de veículos com placas de final 3 e 4, e a quarta parcela para automóveis de placas 1 e 2. As datas são 27, para placas de finais 1 e 3, e 28 de junho, para placas 2 e 4. A opção vale para os contribuintes que parcelaram o imposto, informou a Sefaz estadual.
Caso opte pelo pagamento em cota única com o desconto de 8%, o contribuinte pode quitar o tributo via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”.
O pagamento também pode ser feito pelos canais do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob. Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para [email protected] ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo), ou 71 3319-2501 (ligações de celular ou de telefone fixo).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes