Ações fecham setembro com maior queda em 10 anos | A TARDE
Atarde > Economia

Ações fecham setembro com maior queda em 10 anos

Publicado terça-feira, 30 de setembro de 2008 às 08:18 h | Autor: Reuters

As ações nos mercados asiáticos fecharam em forte queda nesta terça-feira, marcando a maior retração mensal em mais de uma década, depois que os deputados norte-americanos rejeitaram o plano de resgate do sistema financeiro proposto pelo governo Bush. O medo da recessão cresceu e os investidores correram em busca de segurança.

"Os mercados estão dando uma clara mensagem sobre a necessidade de um esquema do governo dos Estados Unidos para administrar seu sistema bancário em breve --qualquer coisa menor que isso não é uma opção", disse Peter Pontikis, estrategista do Suncorp Medway em Sidney.

"O desabamento do mercado tende a continuar a não ser que um plano alternativo seja aprovado, o que pode ou não acontecer nesta semana", afirmou Dariusz Kowalczyk, estrategista-chefe da CFC Seymour, em Hong Kong.

O índice Nikkei da bolsa de valores de Tóquio amargou uma queda de 4,1 por cento, atingindo o menor patamar em três anos.

O índice MSCI de ações da Ásia-Pacífico, excluindo o mercado japonês, caiu 3,1 por cento. O indicador desvalorizou mais de 17 por cento em setembro, a maior queda desde outubro de 1997, quando a região passava por uma crise financeira.

O mercado da Rússia suspendeu as negociações nesta terça-feira depois que seu índice caiu mais de 7 por cento na véspera.

Incertezas quanto ao que está por vir, e se o Cogresso note-americano conseguirá chegar a um acordo quanto ao projeto para aliviar a pior crise financeira desde a Grande Depressão levaram os investidores para os mercados de ouro e Treasuries. O petróleo caiu com temores de maior desaquecimento econômico, e o iene japonês atingiu a maior alta em 4 meses.

O presidente norte-americando George W. Bush deve fazer um pronunciamento às 09h45 (horário de Brasília) nesta terça-feira depois de se encontrar na segunda-feira com conselheiros econômicos, incluindo o chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, para considerar os próximos passos.

Embora o mercado japonês tenha fechado em forte queda, algumas bolsas da região conseguiram fechar o pregão de terça-feira no azul ou com baixas menos acentuadas.

Foi o caso do índice Hang Seng, da bolsa de Hong Kong, que subiu 0,76 por cento, enquanto na Coréia do Sul o mercado teve queda de apenas 0,6 por cento.

A bolsa de Xangai perdeu 0,16 por cento, mas o mercado de Taiwan tombou 3,55 por cento. Na Austrália, a bolsa de Sydney perdeu 4,3 por cento.

Publicações relacionadas