Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ECONOMIA

BoE diz que decisão de manter juro básico em reunião deste mês foi unânime

Por Estadão Conteúdo

17/06/2015 - 7:02 h | Atualizada em 19/11/2021 - 6:52

A decisão do Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) de manter a taxa básica de juros na mínima histórica de 0,5% e o programa de compra de ativos em 375 bilhões de libras (US$ 585,44 bilhões) na reunião do último dia 4 foi unânime, segundo a ata do encontro.

O documento, publicado hoje, mostra que para Martin Weale e Ian McCafferty - dois integrantes do comitê que votaram por juros mais altos em dezembro do ano passado - a decisão deste mês foi "bem equilibrada".

Na ata, o BoE também concluiu que os salários no Reino Unido podem estar subindo em ritmo mais forte do que sugerem os números oficiais, em mais um sinal de que o BC inglês está menos preocupado com o risco de um período prolongado de preços em baixa.

O BoE prevê que a inflação anual britânica deverá se acelerar "de forma notável" mais adiante neste ano, após dados mostrarem ontem que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido subiu apenas 0,1% na comparação anual de maio. No mês anterior, os preços no país tiveram sua primeira queda anual em mais de 50 anos. Na avaliação do comitê, um dos fatores que deverá impulsionar a inflação é o avanço mais rápido dos salários.

Na ata deste mês, o BoE abandonou uma frase que havia deixado aberta a possibilidade de um corte da taxa básica de juros para níveis mais próximos de zero, numa sinalização de que a autoridade monetária acredita que diminuíram as chances de interrupção na alta dos preços.

Por outro lado, o BoE afirmou que a questão da Grécia, que enfrenta dificuldades para renovar seu programa de ajuda com credores internacionais, representa um risco significativo para a perspectiva do Reino Unido. O BC inglês também voltou a reiterar que futuros aumentos de juros serão graduais e disse que sua política não será determinada por ações de outros bancos centrais.

Os investidores preveem que o BoE deverá começar a elevar a taxa básica em meados de 2016. Fonte: Dow Jones Newswires.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Megan, a "filha digital" da Bahia que revoluciona a segurança com IA

Play

Cuidado com o leão! Saiba como o animal se tornou símbolo do IR

Play

Amazon lança relatório e fala dos mais de 100 mil parceiros no Brasil

Play

Banco digital anuncia maior rendimento e revela Anitta como embaixadora

x