Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ECONOMIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ECONOMIA

Bradesco assume Amex no Brasil

Por JORNAL A TARDE

21/03/2006 - 0:00 h

Operação de US$ 490 milhões deve estar concluída no fim do semestre e está sendo tratada pelas empresas como parceria



Sabrina Valle

AGÊNCIA GLOBO



RIO –
O Bradesco anunciou ontem que firmou parceria com a American Express Company e vai assumir as operações da empresa, no Brasil, de cartões de crédito, corretagem de seguros, serviços de viagens, de câmbio no varejo e operações de crédito direto ao consumidor. As subsidiárias da American Express no Brasil custarão ao Bradesco US$ 490 milhões, o equivalente a R$ 1,04 bilhão.



Segundo o banco, os portadores de cartões American Express no Brasil continuarão desfrutando dos mesmos serviços, mas serão beneficiados com um aumento na rede de atendimento com a incorporação das unidades do Bradesco.



Apesar da compra, as duas empresas estão tratando o negócio como uma ‘‘parceria’’, pois a American Express continuará recebendo royalties pelo licenciamento de sua marca ao Bradesco. As empresas trabalharão juntas para que a marca cresça no País, o que beneficiará ambas.



Mudança – “ American Express não está saindo do Brasil, está mudando o modelo de negócios”, esclareceu o presidente da American Express International, Edward Gilligan, em teleconferência. Segundo ele, o Bradesco vai permitir um crescimento mais rápido da Amex ao preencher lacunas das operações no Brasil, como aumento do número de estabelecimentos conveniados. Ao mesmo tempo, o presidente do Bradesco, Márcio Cypriano, diz que a compra aumentará a base de clientes, de produtos e de serviços oferecidos pelo banco. A empresa americana foca seus negócios no mundo inteiro em clientes de alta renda.



“Foi a combinação perfeita”, disse o presidente da American Express no Brasil, Hélio Magalhães. Não estão incluídos na negociação o escritório de representação American Express Bank em São Paulo e o negócio local de travelers cheques, pois a base é administrada nos Estados Unidos. A American Express é a maior emissora de travelers no mundo.



O negócio também não contempla os acordos de licenciamento de cartões existentes com outros bancos locais. Esses são os chamados ‘‘Blue Box’’, pois têm um pequeno quadrado azul no cartão com a marca American Express. O Bradesco diz que vai continuar estimulando esse tipo de negócio, já que será beneficiado por ele.



Exclusividade – Já os cartões que exibem predominantemente a marca American Express, os chamados cartões proprietários, passarão a ser emitidos com exclusividade pelo Bradesco por dez anos, renováveis por mais dez.



Esses são os cartões da linha ‘‘Centurion’’e contemplam os cartões Green, Gold e Platinum. Todos os 2.200 empregados da American Express do Brasil migrarão automaticamente para o novo modelo de negócios.



A concretização da operação depende da aprovação das autoridades competentes e o fechamento deve ocorrer no final do primeiro semestre de 2006. Só a partir de então, a rede do Bradesco vai incorporar as operações da American Express.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Megan, a "filha digital" da Bahia que revoluciona a segurança com IA

Play

Cuidado com o leão! Saiba como o animal se tornou símbolo do IR

Play

Amazon lança relatório e fala dos mais de 100 mil parceiros no Brasil

Play

Banco digital anuncia maior rendimento e revela Anitta como embaixadora

x