ECONOMIA
Bradesco assume Amex no Brasil
Por JORNAL A TARDE
Operação de US$ 490 milhões deve estar concluída no fim do semestre e está sendo tratada pelas empresas como parceria
Sabrina Valle
AGÊNCIA GLOBO
RIO O Bradesco anunciou ontem que firmou parceria com a American Express Company e vai assumir as operações da empresa, no Brasil, de cartões de crédito, corretagem de seguros, serviços de viagens, de câmbio no varejo e operações de crédito direto ao consumidor. As subsidiárias da American Express no Brasil custarão ao Bradesco US$ 490 milhões, o equivalente a R$ 1,04 bilhão.
Segundo o banco, os portadores de cartões American Express no Brasil continuarão desfrutando dos mesmos serviços, mas serão beneficiados com um aumento na rede de atendimento com a incorporação das unidades do Bradesco.
Apesar da compra, as duas empresas estão tratando o negócio como uma parceria, pois a American Express continuará recebendo royalties pelo licenciamento de sua marca ao Bradesco. As empresas trabalharão juntas para que a marca cresça no País, o que beneficiará ambas.
Mudança American Express não está saindo do Brasil, está mudando o modelo de negócios, esclareceu o presidente da American Express International, Edward Gilligan, em teleconferência. Segundo ele, o Bradesco vai permitir um crescimento mais rápido da Amex ao preencher lacunas das operações no Brasil, como aumento do número de estabelecimentos conveniados. Ao mesmo tempo, o presidente do Bradesco, Márcio Cypriano, diz que a compra aumentará a base de clientes, de produtos e de serviços oferecidos pelo banco. A empresa americana foca seus negócios no mundo inteiro em clientes de alta renda.
Foi a combinação perfeita, disse o presidente da American Express no Brasil, Hélio Magalhães. Não estão incluídos na negociação o escritório de representação American Express Bank em São Paulo e o negócio local de travelers cheques, pois a base é administrada nos Estados Unidos. A American Express é a maior emissora de travelers no mundo.
O negócio também não contempla os acordos de licenciamento de cartões existentes com outros bancos locais. Esses são os chamados Blue Box, pois têm um pequeno quadrado azul no cartão com a marca American Express. O Bradesco diz que vai continuar estimulando esse tipo de negócio, já que será beneficiado por ele.
Exclusividade Já os cartões que exibem predominantemente a marca American Express, os chamados cartões proprietários, passarão a ser emitidos com exclusividade pelo Bradesco por dez anos, renováveis por mais dez.
Esses são os cartões da linha Centurione contemplam os cartões Green, Gold e Platinum. Todos os 2.200 empregados da American Express do Brasil migrarão automaticamente para o novo modelo de negócios.
A concretização da operação depende da aprovação das autoridades competentes e o fechamento deve ocorrer no final do primeiro semestre de 2006. Só a partir de então, a rede do Bradesco vai incorporar as operações da American Express.
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