INTERNACIONALIZAÇÃO
Campos Neto: Pix pode ser usado em compras nos EUA, Argentina e outros
O presidente do Banco Central falou sobre a adesão do sistema de pagamento instantâneo
Por Da Redação
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta segunda-feira, 2, durante evento da Associação Brasileira das Corretoras de Câmbio (Abracam) que o cidadão brasileiro já pode pagar em pix, as compras feitas em Orlando (EUA), Argentina, Uruguai e em outros países.
“A internacionalização do PIX é um processo contínuo. Hoje se for em Orlando já consegue comprar com Pix, se for no Uruguai e na Argentina consegue comprar com Pix”, disse o presidente.
Segundo Campos Neto, o governo argentino questionou recentemente o Banco Central sobre a possibilidade de usar o Pix como uma forma de integração entre os dois países. O presidente informou que o sistema está sendo aberto para outros bancos centrais, e que é importante fomentar este modelo.
Fraudes
Quando perguntado sobre as questões envolvendo as fraudes através do Pix, Campos Neto afirmou que as pessoas sempre falam de fraudes por meio do sistema mas esquecem que o sistema está substituindo o dinheiro em espécie e outros nichos que tinham outros processos de fraude.
“O que a gente entende no final que é uma vantagem, quando olha pra frente, porque no final das contas, a fraude quando é digitalizada tem que passar por um sistema. Então, hoje, o que você tem é um sistema de fraude que basicamente usa contas de aluguel ou contas laranja, contas de passagem e esse é o lugar onde a gente precisa focar”, disse o presidente do BC.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes