Carlos Henrique Passos é escolhido novo presidente da FIEB | A TARDE
Atarde > Economia

Carlos Henrique Passos é escolhido novo presidente da FIEB

A votação foi feita pelos delegados do Conselho de Representantes da entidade; Posse acontecerá até outubro

Publicado quinta-feira, 06 de julho de 2023 às 20:00 h | Atualizado em 06/07/2023, 21:40 | Autor: Da Redação
O engenheiro Carlos Henrique Passos é vice-presidente da FIEB desde 2014
O engenheiro Carlos Henrique Passos é vice-presidente da FIEB desde 2014 -

O engenheiro Carlos Henrique Passos, 61 anos, foi escolhido, nesta quinta-feira, 6, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). A votação foi realizada na sede da entidade, localizada na Rua Edístio Pondé, no STIEP. Carlos Henrique, que integra a vice-presidência da entidade, foi escolhido em votação presencial pela maioria dos integrantes do Conselho de Representantes presentes à reunião.

Carlos Henrique Passos vai substituir Ricardo Alban, eleito, em maio, presidente da Confederação Nacional da Industria (CNI) para o quatriênio 2023-2027. A posse na CNI ocorrerá em outubro de 2023. Já o novo presidente da FIEB, que sucederá a Alban, seguirá no cargo até 2026.

Passos falou dos seus desafios à frente da entidade. “Tenho clareza de que meu papel é, primeiro, assegurar uma governança executiva profissional no Sistema FIEB. Esse é o grande legado que eu recebo e tenho a missão de mantê-lo, preservando a profissionalização da gestão da Federação e de suas entidades. É uma responsabilidade muito grande”, destacou.

Dentre as diretrizes da sua gestão, o engenheiro pretende reforçar o papel da FIEB como indutor de desenvolvimento no estado. A entidade deve dar continuidade à sua política de interiorização dos serviços, por meio de suas entidades SESI, SENAI, SENAI CIMATEC, IEL e CIEB, além de parceiros do Sistema S. “Desta forma, poderemos fomentar oportunidades para promover o desenvolvimento econômico de uma forma mais equilibrada em todo o território da Bahia”, ressaltou.

Carlos Henrique vê também espaço para a promoção de ações de encadeamento das cadeias produtivas, constituindo cadeias suplementares ou complementares para atender as grandes indústrias. “Acho que é um caminho que pode fortalecer as pequenas e médias empresas”, destaca.

Passos acredita ainda que as entidades que compõem o Sistema Indústria na Bahia – SESI, SENAI, SENAI CIMATEC, IEL E CIEB – vão poder ampliar ainda mais a sua atuação para contribuir para o desenvolvimento da indústria baiana e da economia do estado.

Trajetória

Vice-presidente da FIEB desde 2014 e membro do Conselho Regional do SESI Bahia, Carlos Henrique Passos é engenheiro e sócio-diretor da Gráfico Empreendimentos Ltda. Na FIEB, atuou como integrante dos comitês da Cadeia da Indústria da Construção e de Obras e do Conselho de Contas do SESI Bahia.

Ex-presidente e atual conselheiro do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), foi eleito este ano 1º vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Tem especializações em Finanças Empresariais, pela Fundação Getúlio Vargas, Administração de Negócios, pela Universidade Católica de Salvador, em Consultoria em Negócios, pela Universidade de Brasília e em Marketing pela ESPM.

 Na presidência do Sinduscon, dedicou sua gestão a apoiar as empresas associadas, quando do surgimento do programa Minha Casa, Minha Vida, e promoveu iniciativas de fortalecimento do segmento e de sua cadeia produtiva. Na CBIC, liderou um projeto na Comissão da Indústria Imobiliária, que deu origem à Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS), da qual foi coordenador.

Seja à frente do Sinduscon-BA ou da CBIC, Carlos Henrique Passos sempre procurou pautar sua gestão na busca de soluções em atendimento aos interesses coletivos. Na sua percepção, “o grande objetivo de uma entidade é lutar pela economia de um modo geral, sempre visando à coletividade dos associados e da sociedade”.

Natural de Conceição do Canindé, no Piauí, Carlos Henrique Passos é formado em Engenharia pela Escola Politécnica de Pernambuco, em Recife. Iniciou a vida profissional em 1975, aos 14 anos, como contínuo nas Indústrias Coelho de Petrolina. Desde 1985 está radicado na Bahia, quando assumiu vaga de engenheiro, mediante concurso público, na Caixa Econômica Federal.

Na Caixa, ocupou as funções de gerente de Divisão na Área de Habitação, até assumir, no período de 1995 a 2004, a Gerência Regional da Superintendência de Negócios de Salvador. Em 2004, desligou-se da Caixa, ao ser convidado pelos sócios da Gráfico Empreendimentos Ltda. a integrar o time de sócios, assumindo a área de incorporação imobiliária da empresa.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS