ECONOMIA
Dilma Rousseff é eleita presidente do banco do Brics
Ex-presidente do Brasil deve receber salário mensal médio de cerca de R$ 220 mil
Por Da Redação
A ex-presidente da República, Dilma Rousseff (PT), de 75 anos, foi eleita nesta sexta-feira presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do grupo de nações emergentes Brics. A eleição de Dilma aconteceu por unanimidade.
De acordo com o NBD, após eleita, Dilma assume a presidência de maneira imediata. Desde o início do mês, o banco começou o processo de transição de sua liderança. O mandato de Dilma, indicada pelo Brasil, vai até 6 de julho de 2025. Ela vai tomar posse na próxima quarta-feira, 29, e deve receber salário mensal médio de cerca de R$ 220 mil.
No banco, ela irá suceder o também brasileiro Marcos Troyjo, ex-secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, que estava no cargo desde 2020.
O NBD é um banco formado pelos países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e voltado para o financiamento de infraestrutura.
A ex-presidente foi retirada do poder após um processo de impeachment encerrado em 2016. O caso foi marcado por polêmicas e divergências de opiniões no Parlamento e na sociedade. Na época, Dilma foi acusada de ter cometido crime de responsabilidade pela prática das chamadas "pedaladas fiscais" e pela edição de decretos de abertura de crédito sem a autorização do Congresso. Após a conclusão do caso, ela foi cassada, mas não perdeu os direitos políticos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes